app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Política

INTERDIÇÃO DE ESCOLAS EM BEBEDOURO DEVERÁ AFETAR MIL ALUNOS

Vereador contesta medida e cobra da Secretaria de Estado da Educação apresentação do laudo da Defesa Civil

Por luan oliveira | Edição do dia 17/01/2020 - Matéria atualizada em 17/01/2020 às 06h00

O vereador Francisco Sales (PPL) ingressou com uma solicitação para que Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresente o laudo elaborado pela Defesa Civil e a CRPM em que se atesta a necessidade de interdição das escolas estaduais Rosalvo Ribeiro e a Alberto Torres, no bairro de Bebedouro.

O parlamentar ressalta que apenas 5% do bairro está inserido dentro da área de risco devido ao afundamento do solo provocado pela extração de sal-gema. “Neste momento, é preciso ter responsabilidade para não afetar ainda mais aqueles que precisam dos espaços públicos. As pessoas estão ficando em pânico e mais de mil alunos podem ser afetados com essa decisão”, afirmou Sales. O vereador afirma ainda que é necessária a apresentação do laudo que recomenda a interdição, já que as duas unidades escolares não estão inseridas na área de instabilidade do solo. “Entendo que são necessárias ações preventivas, mas essa mudança afetará a vida de mais de mil alunos e seus familiares, que já estão abalados com a saída de outros espaços públicos do bairro, como o posto de saúde, e agora poderão sofrer mais essa mudança”, ressaltou. “É preciso uma maior sensibilidade neste momento para não se criar mais pânico na população”. Procurado pela Gazeta, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal) afirmou que ainda não foi notificado da decisão e que iria averiguar, e espera que os transtornos que inicialmente ocorreram com a Escola Bom Conselho, que teve os alunos realocados para um local muito distante, não se repitam.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação informa que, após laudo solicitado à Defesa Civil e à CPRM, decidiu, como medida preventiva, realocar quatro escolas estaduais localizadas em áreas de instabilidade. No Cepa, a realocação ocorrerá nas escolas José Correia Titara e Vitorino da Rocha. No bairro de Bebedouro, além da Escola Bom Conselho, que já foi realocada, outras duas escolas precisarão ser desocupadas. A Escola Estadual Rosalvo Ribeiro e a Escola Estadual Alberto Torres.

Mais matérias
desta edição