app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política Presidente da ALE, deputado Marcelo Victor conduz a sessão virtual da Assembleia Legislativa; deputados seguem em casa por conta da pandemia

ALE COBRA DO ESTADO AÇÕES QUE MITIGAM DANOS DA COVID-19 EM AL

Deputados acreditam que o governo deve ser mais efetivo nas medidas de enfrentamento à pandemia

Por thiago gomes | Edição do dia 01/04/2020 - Matéria atualizada em 01/04/2020 às 06h00

Os deputados estaduais cobraram, do governo Renan Filho (MDB), durante sessão ordinária virtual, na manhã de ontem, mais efetividade nas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus que foram sugeridas pela Assembleia Legislativa (ALE). Desde que estão trabalhando remotamente, os parlamentares estão apresentando uma série de indicações com apelos ao Executivo para contribuir com o combate à pandemia. Dezenas destes requerimentos já foram analisados e aprovados nestas sessões, que passaram a ser diárias e não mais realizadas durante três dias na semana. Por entendimento da Mesa Diretora, todos estes pedidos devem ter relação com o momento de emergência em Saúde. Nenhum projeto de lei está sendo votado. Na avaliação da deputada Jó Pereira (MDB), o governador Renan Filho e a equipe de trabalho formada para atuar na linha de enfrentamento precisam dar uma resposta rápida à ALE acerca dos requerimentos apresentados. “O governo deve enviar à Assembleia Legislativa os projetos de lei como resposta aos nossos requerimentos de combate ao coronavírus. O que não podemos fazer é ficar apenas no âmbito das discussões virtuais, apresentando estes apelos e não vermos a efetividade destas medidas”, cobrou a parlamentar. Segundo ela, as indicações dos deputados são viáveis e podem ser colocadas em prática. “O Gabinete de Crise precisa responder de maneira rápida, como exige o cenário atual, que é de uma pandemia que se alastrou pelo mundo todo”, emendou. Para o deputado Inácio Loiola (PDT), o Parlamento tem muito a contribuir com o Poder Executivo, mas é ignorado em muitas das petições e sugestões que faz. “O que percebo, e isto não é somente em Alagoas, é que os nossos requerimentos ao Executivo não são valorizados. Se o governo ouvisse a Assembleia Legislativa, conseguiria ter muitas contribuições na gestão. Agora, nós, deputados, temos que empunhar esta bandeira para que nossas proposições sejam ouvidas”, reforçou.

INDICAÇÕES APROVADAS

Na sessão de ontem, foram aprovados requerimentos em que se cobram testes de diagnóstico rápido de coronavírus aos profissionais de Saúde que estão na linha de frente, auxílio financeiro como alternativa de merenda escolar aos estudantes da rede pública, ações eficientes para pessoas em situação de rua e a criação de um plano especial de assistência social para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O deputado Francisco Tenório (PMN) também reivindicou, do governo do Estado, informações claras à população das unidades de saúde de alta complexidade autorizadas a receber pacientes com suspeitas de covid-19.

Mais matérias
desta edição