app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Política Alfredo Gaspar aparece em fotos nas redes sociais descumprindo o distanciamento social imposto pela Covid-19

PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO TÊM AGENDA COM AGLOMERAÇÕES

JHC, Alfredo Gaspar e Davi Filho ignoram regras do protocolo sanitário da pandemia de Covid-19 e reúnem massa de eleitores

Por THIAGO GOMES, MARCOS RODRIGUES e JONATHAS MARESIA | Edição do dia 01/09/2020 - Matéria atualizada em 01/09/2020 às 07h36

/Alfredo Gaspar aparece em fotos nas redes sociais descumprindo o distanciamento social imposto pela Covid-19
/Além de aglomerar pessoas, JHC foi mais além: ainda tirou a máscara para falar com o público durante um encontro
/Davi Filho cumpre agenda semelhante a dos adversários e também tem aglomerado eleitores por onde passa

A pandemia acabou. Pelo menos é essa a impressão que alguns dos pré-candidatos a prefeito de Maceió têm deixado nas redes sociais ao publicarem fotos de encontros e de formação de suas redes de apoio, quase sempre com muita gente aglomerada, sem respeitar o distanciamento social e, pior, muitos sem o uso de máscaras de proteção. Até mesmo o ex-procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, pré-candidato pelo MDB, deixa de lado a cautela em relação ao coronavírus quando o assunto é organização da campanha eleitoral. Ele parece não ter acompanhado entrevista dada pelo governador Renan Filho na semana passada em que o seu padrinho político falou que “não se vota em candidato que aglomera pessoas”. Também pré-candidatos, João Henrique Caldas (JHC) (PSB) e Davi Davino (Progressistas) não ficam atrás, e parecem também querer desafiar a pandemia. Com o apoio político da máquina estadual e municipal, já que também tem o prefeito Rui Palmeira (sem partido) como aliado, o ex-procurador tem percorrido a cidade e reunindo-se com lideranças e marcando presença em encontros informais. Mas, conforme fotos divulgadas em suas redes sociais, o pré-candidato do MDB não tem respeitado o distanciamento social, provocando aglomeração com eventuais eleitores.

Em duas fotos marcadas com @gasparoficial para serem visualizadas em suas redes, ele aparece cercado de pessoas. Uma delas foi produzida durante o encontro de mulheres, mas sem especificar se eram do partido, associação ou organização religiosa e apareceu na página pertencente à @anatacha00. Em uma segunda imagem, o internauta já apresenta Alfredo, que aparece ao lado de duas lideranças do Benedito Bentes, como futuro prefeito.

Procurado para comentar as duas situações, Gaspar se pronunciou por meio de sua assessoria, reafirmou o compromisso com as medidas de proteção e que tem feito essas recomendações em todos os encontros para os quais tem sido convidado. “O pré-candidato tem recebido vários convites para comparecer às comunidades e dialogar com as pessoas sobre as demandas existentes. Assim como milhares de alagoanos, ele sofreu os efeitos da pandemia, que inclusive vitimou fatalmente seu pai. Por onde anda, tem dialogado sobre a importância da prevenção e os cuidados necessários para alcançar um patamar cada vez mais seguro no pós-pandemia”, disse a nota encaminhada à reportagem. Apontados como prováveis candidatos à Prefeitura de Maceió, o deputado estadual Davi Davino Filho (Progressistas) e o deputado federal JHC (PSB) também não ficam atrás do adversário do MDB: fizeram várias postagens no Instagram em que estão reunidos, presencialmente, com várias pessoas, às vezes em ambientes fechados e sem qualquer preocupação com a distância entre elas. No caso de JHC, há fotos em que ele aparece até sem usar a máscara e falando com os seus apoiadores. Em contato com a Gazeta, o deputado federal argumentou que a proteção não é usada, “em algumas oportunidades, diante da necessidade de ser ouvido”. “Mantemos o distanciamento, porém, algumas vezes, para facilitar a comunicação, não usamos a máscara, contudo preservando o uso do equipamento pelos interlocutores”, diz. Ele informou que reduziu o número de agendas externas e o número de pessoas envolvidas e tem procurado atender as recomendações de distanciamento social, seguindo as diretrizes sanitárias. “Reforçamos a necessidade de medidas sanitárias para debelar os efeitos da pandemia e permitir a retomada, tão rápido e seguro quanto possível, da normalidade, para que retomemos à regular movimentação da economia e recuperação dos empregos”, afirmou JHC. Já Davi Davino assegura que busca, ao máximo, seguir os protocolos de saúde, com uso de máscara de todos, álcool em gel e uma distância segura, mas admite que, em alguns momentos, há dificuldade de evitar que as pessoas fiquem próximas. “Para candidato que só faz campanha do gabinete vai ser mais fácil do que pra mim, que estou acostumado com as ruas, o contato, o olho no olho, sempre ouvindo, dialogando e abraçando a população. Mas vamos reforçar os cuidados e utilizar a tecnologia para continuar ouvindo e conversando com todos. Tenho certeza de que seremos milhões de Davis nas redes sociais”, promete.

Mais matérias
desta edição