app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política Um total de 6.400 policiais militares foram escalados para cuidar da segurança domingo

PLEITO MOBILIZA 7,3 MIL POLICIAIS E MAIS 600 HOMENS DO EXÉRCITO

Forças de segurança montam estratégia especial para garantir tranquilidade nas eleições em Alagoas

Por arnaldo ferreira | Edição do dia 14/11/2020 - Matéria atualizada em 14/11/2020 às 04h00

Mais de 7,3 mil policiais militares, civis, bombeiros militares, peritos e integrantes do grupamento aéreo foram mobilizados para garantir a segurança dos 2. 219. 318 eleitores que neste domingo escolhem 102 prefeitos e 1.100 vereadores de em Alagoas. O secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, informou que “há um esquema especial de policiamento e guarda de urnas, elaborado de forma integrada por todas as forças de segurança do estado”. A Polícia Militar mobilizou 6.400 policiais para reforço policial nos locais de votação quanto para o serviço de guarda urnas, realizado na véspera do pleito. A tropa com começou a ser deslocada para pontos críticos na quarta-feira (11). Cerca de 270 militares do Corpo de Bombeiros atuarão também de forma integrada aos policiais na segurança das urnas, tanto na capital como no interior. Disse o secretário por intermédio da assessoria de comunicação. Em Maceió, o serviço de guarda urnas terá a contribuição de agentes do Ronda no Bairro. O embarque das tropas do policiamento preventivo e ostensivo teve início ontem (13), às 07 horas. Viajaram também parte dos policiais que reforçarão o policiamento no Sertão de Alagoas. Neste sábado (14), às 07 horas, embarcam as tropas que serão distribuídas no Agreste, Baixo São Francisco, Zona da Mata e Litoral Norte.

POLÍCIA CIVIL

A Polícia Civil empregará o efetivo total de 884 servidores, entre delegados, escrivães e agentes de polícia. Hoje (14) e amanhã (15) estarão em regime de plantão todas as delegacias regionais espalhadas pelo estado. Na capital, a Central de Flagrantes I, no bairro do Pinheiro, estará em regime de plantão e registrará todas as ocorrências no período eleitoral. A Polícia Civil também empregará o efetivo da Oplit, Asfixia e Tigre para realizar reforço no policiamento em Maceió e no interior do estado.

PERÍCIA OFICIAL

De forma inédita, a Perícia Oficial atuará com equipes extraordinárias de forma integrada às demais forças de segurança durante as eleições. Além das equipes plantonistas que atendem à demanda de todo o estado, haverá uma equipe de prontidão em Arapiraca para realizar exames em locais de crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, além de equipes internas de informática, balística, microvestígios, documentoscopia, de laboratório para exames de biologia, genética forense, química e toxicologia. Em caso de eleitor suspeito de votar com identidade de outra pessoa, equipes do Instituto de Identificação usará tecnologia para confrontar as digitais de suspeitos. Dois pontos fixos serão montados em Maceió e Arapiraca, além de unidade móvel. O Grupamento Aéreo, da SSP, também terá efetivo empregado no plano operacional em todo o estado. O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, destacou a importância da integração entre as forças de segurança, porque, mais uma vez, possibilita a atuação em todo o território alagoano visando a garantia da votação de forma segura. “A Segurança Pública vai trabalhar para garantir a democracia e manutenção da ordem pública. Com isto, esperamos que as eleições transcorram de forma tranquila, seja para os eleitores, seja para os candidatos”, afirmou. A Polícia Federal que atua como Polícia Judiciária da Justiça eleitoral trabalhará de forma integrada com as forças de segurança. Além dos serviços de Inteligência e de investigações, a PF também atuará com tecnologia. No último dia 27, foi apresentado ao Ministério Público Eleitoral e ao Pleno do Tribunal Regional Eleitoral, equipamentos como drones que serão utilizados para identificar aliciadores e suspeitos de envolvimento com compra de votos.

TROPAS FEDERAIS

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) desde quarta- feira (10) desenvolve as atividades visando o emprego da tropa na garantia da votação e apuração das Eleições em Alagoas. No mapeamento dos pontos eleitorais críticos, o serviço de inteligência fez as primeiras operações de reconhecimentos. Também participou de reuniões com Juízes Eleitorais, nas 11 cidades que pediram reforço das tropas federais e foi aprovado pelo TRE/AL e encaminhadas para o TSE. Um total de 600 soldados vão auxiliar. Os juízes eleitorais conseguiram tropas para Batalha, Limoeiro, Mata Grande e solicitaram reforço na segurança também para os municípios Boca da Mata, Campestre, Campo Grande, Chã Preta, Coruripe, Flexeiras, Olivença e Pindoba. Em Jequiá da Praia, major Izidoro, Atalaia, Junqueiro e Matriz do Camaragibe.

Mais matérias
desta edição