app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Política Galba Neto é o nome a ser lançado com o aval do prefeito eleito JHC

ELEIÇÃO NA CÂMARA PODE TER CANDIDATURA DE CONSENSO

Nome de Galba Neto ganha força enquanto articulação para emplacar Olívia Tenório desidrata

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 08/12/2020 - Matéria atualizada em 08/12/2020 às 04h00

/Olívia Tenório é a aposta do grupo que hoje comanda a Câmara da capital
/Galba Neto é o nome a ser lançado com o aval do prefeito eleito JHC

A disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Maceió, no início do ano que vem, está com bastidores bem agitados depois da eleição do prefeito João Henrique Caldas (PSB). Com minoria de vereadores eleitos, mas com uma capacidade de articulação fruto da experiência como membro da Câmara dos Deputados, o trabalho de JHC para viabilizar apoio já começou. Graças a orientação política e a mediação do vereador Francisco Salles (PSB), de seu partido, o vereador Galba Neto (MDB) foi o nome escolhido pelo grupo. Mesmo com apoio crescente, Galba Neto deve enfrentar a candidata Olívia Tenório (MDB), apoiada pelo atual presidente Kelmann Vieira (Podemos) e o vereador José Márcio Filho (PSD). O grupo, porém, esfacelou-se após seis anos e meio à frente da Casa. Por ser do MDB, dentro do próprio partido há articulações para evitar a disputa. Um dos “bombeiros” é o ex-presidente da Câmara e vereador reeleito Chico Filho (MDB). Na tentativa de demovê-la da ideia, até o Palácio República dos Palmares, na figura do governador Renan Filho (MDB), também do seu partido, chegou a ser consultado. Mas o recado foi o de que ele prefere não intervir no Legislativo Municipal. Sendo assim, serão os próprios vereadores que terão que encontrar um caminho para o atual imbróglio político. Mesmo se apresentando como “renovação”, por não contar com o apoio explícito de JHC e ainda ter como “padrinho” de seu nome o atual presidente, a candidatura de Olívia é a que menos interessa ao Executivo. Como por tradição os vereadores costumam iniciar “afinados” com o gestor pode ser que tenha dificuldade em ampliar e conquistar os votos necessários para viabilizar sua candidatura.

Com a experiência de dois mandatos e reeleito para o terceiro, Galba Neto atualmente já conta com o apoio de 16 vereadores e continua construindo uma base de apoio que deve influenciar ainda na atual gestão, já que o orçamento para a próxima gestão ainda será aprovado. Com um perfil mediador, goza da confiança dos reeleitos e da simpatia de alguns dos novatos. Entre eles o vereador mais votado no pleito, o delegado Fábio Costa (PSB), um dos principais escudeiros do prefeito JHC.

Conforme apurou a Gazeta, as próximas semanas serão decisivas já que as reuniões e encontros de bastidores continuam acontecendo. Enquanto Olívia ainda busca novos apoios, Galba já discute internamente modelo de gestão e, principalmente, detalhes sobre os números que envolvem a arrecadação e execução do programa de governo. Ou seja, no momento, além dos votos necessários para comandar a Casa que um dia teve seu avô, Galba Novaes, o pai Galba Novaes Júnior, hoje deputado estadual, Galba Neto pode ir além da tradição e construir uma marca própria. Entre os desafios, além do zelo com os recursos públicos, tentar aproximar a Câmara de Vereadores da sociedade de forma institucional. Paralelo a isso, JHC já seguiu para Brasília (DF) a fim de manter entendimentos com setores do governo federal, para destravar espaços futuros para viabilização de sua gestão. Aqui em Maceió, sua equipe de transição tem tido acesso aos números que irão servir de base para o enfrentamento da crise econômica, enxugamento da máquina e execução das promessas de campanha.

Mais matérias
desta edição