app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5852
Política Segundo o prefeito JHC, os critérios para a escolha dos nomes do secretariado se basearam em detalhes técnicos

JHC CONFIRMA NOMES PARA O 1º ESCALÃO DA PREFEITURA DE MACEIÓ

Secretariado é formado por delegados de polícia, advogados, engenheiros e apresenta perfil técnico anunciado por ele na eleição

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 05/01/2021 - Matéria atualizada em 05/01/2021 às 04h00

Depois da posse, na última sexta-feira, aumentaram as especulações da lista definitiva do secretariado e integrantes do primeiro escalão do prefeito João Henrique Caldas (PSB). Na manhã de ontem houve até a divulgação de uma lista “vazada” com nomes como Judson Cabral (PDT) e Mac Lira, secretário da gestão de Rui Palmeira (sem partido) como sendo mantido na Infraestrutura. Mas, ao final da tarde, a lista oficial foi divulgada pelo próprio prefeito JHC e os dois estavam fora da composição. Na prática, o PDT terá uma presença iluminada na Superintendência de Iluminação Municipal (Sima), com o advogado João Folha. Já o nomeado para a Infraestrutura será o tenente e engenheiro Nemer Ibrahim. Remanescente mesmo da gestão Palmeira só o tecnólogo Carlos Ronalsa, que ocupava função interna na Secretaria de Abastecimento e agora reassume a pasta que já comandou quando o prefeito da cidade foi Cícero Almeida.

O secretariado conta com dois delegados na equipe. O delegado da Polícia Federal, André Costa, ex-secretário de Segurança Pública do Ceará, vai comandar a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). O outro delegado é Thiago Prado, da Polícia Civil, que assumirá a Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social. Ele chega à função na cota política do também delegado Fábio Costa, vereador mais votado da capital pelo PSB, mesmo partido de JHC.

O vereador Francisco Sales (PSB) segue para a Secretaria de Governo, abrindo assim espaço para o suplente, o médico e vereador Cleber Costa (PSB). Outro nome do partido é a ex-candidata a vereadora, professora e funcionária pública Mirian Monte, que foi confirmada na Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

O outro político da lista é Ricardo Santa Ritta, ex-pré-candidato a prefeito pelo Avante. No final do processo eleitoral, ele desistiu para apoiar JHC e garantiu aliança política que lhe garantirá visibilidade na nova gestão. Ricardinho, como é mais conhecido, é o titular da Secretaria Municipal de Turismo.

Na lista também consta um “nome importado”, como o do contador carioca João Filipe, que deixa a cidade de Campo dos Goytacazes para encarar o desafio de gerenciar os cofres públicos de Maceió. Durante toda a semana que passou especulou-se que a dificuldade em anunciar os nomes, de forma antecipada, dependia de sua confirmação para o cargo. Entre os nomes anunciados, os advogados são maioria. É o caso da advogada Rayane Tenório, na Secretaria de Gestão, Emily Pacheco, para a Agência Reguladora de Serviços, João Neto, na Secretaria de Controle Interno, e João Lobo para a Procuradoria Geral do Município (PGM). O jornalista e professor universitário Lininho Novaes comandará a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Ele deixa a Secretaria Municipal de Comunicação de Marechal Deodoro, depois de integrar a equipe de campanha de JHC e cuidar da sua assessoria no período eleitoral.

Segundo JHC, os critérios para a escolha se basearam em critérios técnicos, conforme anunciou durante a campanha eleitoral. Além disso, priorizou “pessoas que gostem de gente”.

CONFIRA ABAIXO A LISTA COMPLETA DO SECRETARIADO

Secretária de Gestão: Rayane Tenorio (advogada)

Secretaria do Turismo: Ricardo Santa Ritta

Agência Reguladora de Serviços: Emily Pacheco (advogada)

Fundação Municipal de Ação Cultural: Mirian Monte (professora)

Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social: Thiago Prado (delegado de Polícia Civil)

Secretaria de Assistência Social: Carlos Jorge (empreendedor social)

SMTT: André Costa - (delegado de Polícia Federal)

Secretaria de Economia: João Felipe (contador)

Secretaria de Governo: Francisco Sales (empresário)

Procurador Geral do Município: João Lobo (advogado)

Secretaria de Controle Interno: João Neto (advogado)

Secretaria de Infraestrutura: Tenente Nemer Ibrahim (engenheiro civil)

Secretaria de Educação: Elder Maia (professor universitário)

Secretaria de Comunicação: Lininho Novais (professor universitário)

Gabinete de Governança: Antonio Campos (cientista político e social)

Secretaria de Saúde: Pedro Madeiro (administrador)

Iprev: Adalberto Bandeira (professor universitário)

Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária: Carlos Ronalsa (tecnólogo mecânico)

Secretaria do Desenvolvimento Territorial: Pedro Vieira (engenheiro)

Superintendência de Iluminação Pública: João Folha (advogado)

Superintendência de Desenvolvimento Sustentável: Ivens Peixoto (engenheiro civil)

Mais matérias
desta edição