O decreto do governo do Estado que permite público no estádio Rei Pelé veda a consumação de todas as bebidas, alcoólicas ou não. Apesar do decreto, a realidade dos convidados do camarote do governo do Estado é bem diferente. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o consumo de cerveja e de salgadinhos no interior do estádio, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió, durante a partida entre CSA e Ponte Preta, na última quarta-feira (29). Nas redes sociais, torcedores criticaram a discrepância no tratamento. Um torcedor chegou a ser flagrado bebendo água da torneira do banheiro. “É um completo absurdo a maneira como o torcedor e pagador de impostos está sendo tratado no Rei Pelé. Em todo lugar onde há medidas de restrição, há consumo de bebidas e comidas dentro do protocolo sanitário. Shows, festas e tudo há um procedimento dentro da normalidade. Um absurdo o que está sendo visto no Rei Pelé”, disse um torcedor, que não quis se identificar, e estava na partida. Além do torcedor, o deputado estadual Davi Maia reagiu sobre a liberação de bebidas em camarote do governo de Alagoas no Rei Pelé. “Quem está indo pro Trapichão percebeu que não pode ser consumido nada. Os ambulantes não podem vender água, amendoim, tem que ficar no relento. Não pode se você não for amigo do governador ou trabalhar com o secretário Alexandre Ayres. Dentro do camarote do governo de Alagoas é distribuído cerveja, salgadinho, lá pode tudo porque são para os amigos, e você, torcedor, que paga seu ingresso, fica de bico seco”, disse o deputado, em um vídeo divulgado nesta quinta-feira, 30, nas redes sociais.
Por meio de nota, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SELAJ) informou que os procedimentos em dia de jogos estão sendo realizados de acordo com os protocolos de segurança contra o Covid-19. “Na oportunidade, rememora que o art. Art. 7º, Inc. IV do Decreto nr. 75.824/2021 proíbe tão somente a comercialização (venda) de bebidas e comidas no Estádio Rei Pelé, o que vem sendo prontamente respeitado por todos os entes envolvidos na realização das partidas do Campeonato Brasileiro – Série B”, diz trecho.
DECRETO
A liberação da torcida ocorreu depois de 557 dias. O jogo CSA x Botafogo, na quinta-feira (23), marcou a volta dos públicos ao principal palco do futebol de Alagoas. Para entrar no estádio, o torcedor deve comprovar a vacinação, com as duas doses ou a dose única, além do uso obrigatório de máscara e manter o distanciamento. Em caso de não ter completado o ciclo vacinal, deverá apresentar um teste PCR negativo com, no máximo, 72 horas de antecedência da partida. Para a comprovação da vacinação, será necessário apresentar o cartão de vacinação ou o aplicativo ConecteSUS, além de um documento original com foto. Outras regras englobam a proibição de torcida visitante no estádio, além da venda de comidas e bebidas dentro do Rei Pelé, o que tem causado polêmica.