Pelo menos 276 reeducandos do Sistema Prisional de Alagoas farão, no próximo domingo (9), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio para pessoas privadas de liberdade (Enem/PPL). As inscrições dos alunos foram feitas pela equipe da Supervisão de Educação da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), que busca ofertar acesso educacional aos apenados. As provas são aplicadas dentro do presídio em que o custodiado está cumprindo pena. Assim como para os reeducandos, as provas serão aplicadas simultaneamente em todo o País, para os alunos que não realizaram o exame por apresentar doenças infectocontagiosas, como a Covid-19, comprovada por laudo médico.
“O Exame possui o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, sendo a única diferença na aplicação, que ocorre dentro da unidade prisional e socioeducativa”, explicou a gerente de Educação, Produção e Laborterapia, policial penal Cinthya Moreno.
Segundo a Seris, ao todo, 28 custodiados estão matriculados em Instituições de Ensino Superior no Estado, enquanto outros seis já estão na pós-graduação, tudo por meio do ensino à distância (EAD).