app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política

40 MUNICÍPIOS AINDA NÃO INFORMARAM SOBRE A REALIZAÇÃO DO CARNAVAL

Até agora 56 prefeituras alagoanas já anunciaram o cancelamento dos festas; outras 6 estão analisando

Por thiago gomes | Edição do dia 08/02/2022 - Matéria atualizada em 08/02/2022 às 04h00

Das 102 prefeituras alagoanas, 56 já comunicaram à Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) que cancelaram o carnaval deste ano, seguindo recomendação da entidade em virtude da disseminação acelerada da variante ômicron do coronavírus. Outras seis informaram que estão analisando o quadro e, nos próximos dias, divulgam qual medida irão adotar. As 40 que restam não tiveram a preocupação de expor, oficialmente, o que vão fazer.

Nos municípios que anteciparam o cancelamento, as festas que costumeiramente eram organizadas pelo poder público e reuniam milhares de foliões não vão acontecer pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, mesmo com a vacinação contra a Covid-19, a direção da AMA sugeriu aos gestores prudência levando em consideração o alto poder de transmissibilidade da nova cepa do vírus.

Desde que alguns municípios começaram a suspender a Folia de Momo, a associação atualiza, diariamente, uma lista com as cidades em que o carnaval está cancelado. Os municípios de Jequiá da Praia, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Olivença, São José da Laje e São Luís do Quitunde aparecem como ‘em análise’. Neste caso, a direção da AMA fez contato com a gestão e foi informada de que a decisão pelo cancelamento ou manutenção da festa está na dependência de alguns fatores de foro interno. Por outro lado, há comunicado de cancelamento do carnaval nas prefeituras de Água Branca, Atalaia, Belém, Cajueiro, Cacimbinhas, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Capela, Carneiros, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Feliz Deserto, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Lagoa da Canoa, Maceió, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Messias, Monteirópolis, Murici, Minador do Negrão, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Palestina, Palmeira dos Índios, Paulo Jacinto, Pão de Açúcar, Pariconha, Paripueira, Piaçabuçu, Pilar, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Satuba e Senador Rui Palmeira.

Mais matérias
desta edição