app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política

COLLOR REFORÇA APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR EM ALAGOAS

Senador também se reuniu com agentes de saúde e de endemias dos 102 municípios de AL

Por Da Redação | Edição do dia 12/03/2022 - Matéria atualizada em 12/03/2022 às 04h00

O senador Fernando Collor (PROS) cumpriu agenda no interior de Alagoas nesta sexta-feira (11) e reforçou apoio à agricultura familiar no Agreste com a entrega de equipamentos a instituições e associações daquela região. Ele ainda anunciou recursos para pavimentação de ruas e participou de uma ampla reunião com agentes de saúde e de endemias. Só em Arapiraca, Collor entregou cinco tratores a entidades sociais e anunciou recursos para áreas da saúde e assistência social. A solenidade aconteceu no Parque Ceci Cunha, no centro do município, durante a tarde, e reuniu lideranças políticas, além de representantes da sociedade civil organizada. “Os agricultores familiares de Arapiraca precisam ter instrumentos e equipamentos como estes, que entregamos nesta tarde, para fortalecer as suas produções. Sempre tenho sido abordado para receber demandas da região e uma das pessoas que sempre tenho ouvido é o vereador Thiago ML, presidente da Câmara deste município. Juntos, temos trabalhado, diuturnamente, para trazer benefícios para Arapiraca”, afirmou Collor. Ao lembrar que foi o responsável por manter vivo o programa do Leite em Alagoas, garantindo R$ 20 milhões com o governo federal, Collor frisou a sensibilidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o povo do Estado. “O presidente é o maior parceiro do Estado de Alagoas”, avalia o senador. Durante a entrega dos equipamentos agrícolas, o ruralista Francisco de Souza, mais conhecido como ‘Chico da Capial’, lembrou o esforço de Collor na intercessão feita junto a Bolsonaro para que fossem concedidos descontos de até 95% aos produtores rurais endividados e prestes a perder as propriedades. “Com essa medida, eles conseguiram renegociar as dívidas e voltar a produzir. O apoio dele [senador] vai além da entrega de tratores. É um representante do homem e da mulher do campo no Senado”, realçou Chico da Capial.


ENTREGA DE TRATORES

Em Lagoa da Canoa, Collor entregou tratores com grades aradoras, uma escavadeira hidráulica e um tanque-pipa, implementos que vão estimular a agricultura familiar. Lá, ele também participou da assinatura do contrato que vai permitir as obras de pavimentação de várias ruas no município. O recurso, na ordem de R$ 1,6 milhão, foi assegurado a partir do esforço do senador em Brasília. “Realizamos um grande sonho do povo da nossa querida cidade de Lagoa da Canoa, que é a pavimentação do povoado Antonica. Esse era um grande sonho de toda a cidade. Trabalhei para destinar estes recursos quando recebi um pedido feito pela prefeita Tainá Veiga. Continuo à disposição de toda Lagoa da Canoa para as melhorias que a gestão municipal solicita e, sobretudo, o nosso povo precisa”, ressaltou Collor.

A prefeita agradeceu pela ajuda, destacando o compromisso do senador, feito ainda no ano passado, diante da população da cidade. “Há alguns meses, o senador Collor esteve aqui e anunciou os recursos para pavimentação do Povoado Antonica, que liga a zona rural até a cidade. Ele prometeu e cumpriu. Precisamos de homens públicos assim. Nossa gratidão ao senador. O apoio à agricultura familiar, agora, está garantido, graças a atenção dele”, frisou Tainá Veiga (Progressistas).


AGENDA EM ARAPIRACA

Pela manhã, a agenda de trabalho começou em Arapiraca. Collor visitou a instalação do Anexo III do Complexo Tarcizo Freire, espaço administrado pelo deputado estadual Tarcizo Freire (Progressistas) para uma série de ações sociais gratuitas à população. “O trabalho realizado pelo deputado Tarcizo faz toda a diferença para centenas de pessoas de todo o Agreste. Muito feliz em ser parceiro desta grande iniciativa e comprovar de perto os avanços. Arapiraca pode sempre contar com a força do nosso trabalho”, salienta. O parlamentar elogiou a perene atuação de Collor no apoio a projetos desta natureza, evidenciando o quanto o senador tem trabalhado para fortalecer iniciativas assim. “Collor é grande parceiro do Complexo Tarcizo Freire. Ao longo dos últimos anos, ele vem no ajudando a garantir o funcionamento e a expansão de todas as atividades. O Anexo III, que entregamos há duas semanas, é mais um resultado do trabalho de Collor.

Nossa gratidão por todo o trabalho e empenho por Arapiraca”, agradeceu Tarcizo. Na capital do Agreste, Collor ainda participou de um grande encontro com agentes de saúde e de endemias dos 102 municípios de Alagoas e reforçou o compromisso de continuar a batalha, no Congresso Nacional, pela aprovação da PEC [Proposta de Emenda à Constituição] nº 22, que garante o piso nacional da categoria. Em discurso, o senador avisou aos agentes que recebeu do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (Progressistas), a promessa de que colocaria a matéria em votação ainda no mês de março. “Durante o evento, os agentes recordaram que, como presidente da República, implantei, em 1991, o Programa Nacional de Agentes Comunitários de Saúde, sendo, como afirmaram, ‘o pai dos Agentes Comunitários de Saúde’! Eles sabem que, ontem e hoje, podem contar com a força e a determinação do nosso trabalho. Em nome do Jader, presidente estadual das entidades, e da Ilda Angélica, presidente nacional, meu muito obrigado pela calorosa recepção”, disse Collor.

O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas (Sindagreste), Jader Albuquerque, afirmou que a interlocução do senador e a força política dele foram fundamentais para que a PEC 22 ficasse em evidência na Câmara. “Esse é um pleito antigo que, após ação de Collor junto a Arthur Lira, viabilizou essa grande conquista. Nossa gratidão”.

Mais matérias
desta edição