A Câmara Federal deve analisar nos próximos dias a PEC 22, que garante o pagamento de salário mínimo como piso para agentes de Saúde e de Endemias de todo o Brasil. Essa é uma luta que se arrasta há muito tempo, mas, após interlocução do senador Collor (PROS) junto ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP), aproxima-se de uma grande vitória. Collor também mobilizou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que manifestou apoio à causa.
Nesta semana, em Brasília, Collor articulou uma reunião dos agentes com o deputado Arthur Lira. No encontro, o presidente da Câmara afirmou que a PEC será colocada em discussão no colégio de líderes e, em seguida, poderá ser analisada pelos deputados. Logo depois, o senador também garantiu uma reunião dos profissionais com o ministro Queiroga. Para Collor, a luta dos agentes é justa e o pagamento do piso é o reconhecimento ao trabalho dos servidores. “Os agentes nunca pararam. Nem no auge da pandemia. Toda essa mobilização que a gente realiza é fruto ao reconhecimento do trabalho que eles desempenham não só em Alagoas, como em todo o Brasil. Após tantos anos, essa grande vitória se aproxima. Vamos trabalhar para garantir aprovação da PEC 22. Agradeço a sensibilidade do presidente Arthur Lira e a disposição do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga”, disse Collor.
Na avaliação de Lira, os agentes sabem do seu compromisso de colocar a PEC 22 em votação. O parlamentar destacou também a importância dos servidores para a sociedade. “Reafirmei aos agentes o meu compromisso de levar suas reivindicações ao Colégio de Líderes, como o apoio para votação da PEC 22, que reajusta o piso salarial da categoria. Os agentes comunitários foram muito importantes no enfrentamento à pandemia de Covid-19. São essenciais para o atendimento da população”, destacou Lira. O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Agreste de Alagoas (Sindagreste), Jader Albuquerque, disse que o apoio do senador Collor foi decisivo para que a PEC seja colocada em discussão. “Como articulador, o apoio do senador foi importante demais para que a proposta seja analisada e entre em votação nos próximos dias. Estamos bastante otimistas. Nosso reconhecimento ao trabalho do senador”, disse Jader Albuquerque. Após aprovação na Câmara, a PEC segue para o Senado Federal.