app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política

PROJETO ‘PRAIA 10, LIXO ZERO’ ORIENTA BANHISTAS A PRESERVAR NATUREZA

Iniciativa da Organização Arnon de Mello promoveu atividades na orla da Ponta Verde nesse domingo

Por Thauane Rodrigues* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 07/06/2022 - Matéria atualizada em 07/06/2022 às 04h00

Celebrando a Semana do Meio Ambiente e promovendo a conscientização e educação ambiental, a Organização Arnon de Mello (OAM) deu continuidade, neste domingo (05), na orla da Ponta Verde, em Maceió, ao projeto ‘Praia 10, Lixo Zero’. No segundo dia da ação, os pedestres e banhistas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o descarte correto dos resíduos e receberam sacolas biodegradáveis. As ações contam com o patrocínio da Prefeitura de Maceió e da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), além do apoio da Equatorial Energia, Hospital HapVida, BRK Ambiental, Via Ambiental, Alagoas Ambiental, Condomínio Angatu, Lojas Guido, Suco Prat’s, Construtora Colil e da entidade Protetores do Oceano. Distribuindo 50 mil sacolas biodegradáveis e selos que relembram a importância de não jogar lixo na areia para os ambulantes, a iniciativa, que teve início no dia 31, será finalizada no próximo dia 12, na Praia do Pontal, onde ocorrerá um mutirão de limpeza em parceria com os ativistas do grupo Protetores do Oceano.

O diretor comercial da Gazeta de Alagoas, Fernando James, destacou a importância de ações conscientizadoras para a população. “Nossa maior receita é o mar, os turistas vêm para cá exatamente para completar toda nossa beleza marítima. Então, nós temos que preservar. Parece até que os deuses conspiram a favor da natureza. A madrugada choveu, mas quando nós começamos o evento o céu abriu lindamente. Hoje [domingo] é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Reciclagem, um dia muito sugestivo para nós estarmos aqui fazendo esse mutirão de conscientização e limpeza”, afirmou.

“Queremos que as futuras gerações, nossos filhos, nossos netos tenham esse belo mar que nós temos hoje. Alagoas tem 125 km de barreira de corais, ficando atrás apenas da Austrália. Então, essa beleza que nós temos, esse mar quentinho, com um azul inconfundível, a gente não pode deixar que se acabe”, completou Fernando James.

SENSIBILIZAÇÃO

De acordo com a bióloga e voluntária do Protetores do Oceano, Andréa Rocha, ações que incentivam a educação ambiental são sempre necessárias e benéficas para sociedade, pois sensibilizam de uma maneira diferente a população.

“Tudo que é feito tem seu efeito em algum lugar. O fato de estarmos juntos com a OAM, com instituições públicas, privadas e a sociedade civil, trazendo educação ambiental para os banhistas, já é extremamente válido, pois deixamos uma mensagem de conscientização que mudará a atitude de muitos. Iniciativas como essas dão mais força para nós do Protetores do Oceanos”, ressalta ela. Para aliviar o calor e melhorar o corpo, o público também pôde apreciar os sabores do Suco Prats, que, com o intuito de incentivar ainda mais a propagação da educação ambiental, abraçou a causa do projeto ‘Praia 10, Lixo Zero’. Weiber Mártires, supervisor estadual da Suco Prats, disse que participar da ação tem sido maravilhoso, principalmente por poder conscientizar a sociedade de forma leve e saudável, para que, aos poucos, a população descarte seu lixo corretamente e cuide mais das praias.

Mais matérias
desta edição