app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política Maceió,  15 de maio de 2022
Paulo Dantas assume governo de Alagoas, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

FÁBIO FERRARIO É O MAIS VOTADO NO PLENO DO TJ E ENCABEÇA LISTA TRÍPLICE

Advogados Eduardo Lopes e Alberto Maia completam a relação de onde sairá o novo desembargador

Por tatianne lopes | Edição do dia 16/07/2022 - Matéria atualizada em 16/07/2022 às 04h00

/Maceió,  15 de maio de 2022
Paulo Dantas assume governo de Alagoas, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

O pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) definiu, na manhã desta sexta-feira (15), em sessão extraordinária, a lista com os nomes dos três escolhidos para continuar na disputa do Quinto Constitucional para a vaga de futuro desembargador da corte. Foram escolhidos Fábio Ferrário, Eduardo Lopes e Alberto Maya. Agora, a lista tríplice será enviada ao governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que será responsável por escolher o advogado que passará a ocupar a 4ª Câmara Cível, vaga criada por meio da lei estadual Nº 8.550/2021.

Cada desembargador votou em três advogados da lista sêxtupla, que foi escolhida em votação pela categoria. O advogado Fábio Ferrário recebeu 17 votos, seguido de Eduardo Lopes, com 15, e Alberto Maya, com 11 votos.

O Quinto Constitucional é um requisito previsto na Constituição Federal, no artigo 4º. A lei prevê que um quinto dos lugares dos tribunais regionais federais e dos estaduais seja representado por um advogado e por membros do Ministério Público. No entanto, a eleição deste ano diz respeito a apenas profissionais da advocacia, já que é uma indicação da OAB.

Mais matérias
desta edição