O pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) definiu, na manhã desta sexta-feira (15), em sessão extraordinária, a lista com os nomes dos três escolhidos para continuar na disputa do Quinto Constitucional para a vaga de futuro desembargador da corte. Foram escolhidos Fábio Ferrário, Eduardo Lopes e Alberto Maya. Agora, a lista tríplice será enviada ao governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que será responsável por escolher o advogado que passará a ocupar a 4ª Câmara Cível, vaga criada por meio da lei estadual Nº 8.550/2021.
Cada desembargador votou em três advogados da lista sêxtupla, que foi escolhida em votação pela categoria. O advogado Fábio Ferrário recebeu 17 votos, seguido de Eduardo Lopes, com 15, e Alberto Maya, com 11 votos.
O Quinto Constitucional é um requisito previsto na Constituição Federal, no artigo 4º. A lei prevê que um quinto dos lugares dos tribunais regionais federais e dos estaduais seja representado por um advogado e por membros do Ministério Público. No entanto, a eleição deste ano diz respeito a apenas profissionais da advocacia, já que é uma indicação da OAB.