Em evento na cidade de Arapiraca, nesta sexta-feira (19), o senador Collor (PTB), candidato ao governo de Alagoas, esteve reunido com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Durante o encontro, que reuniu representantes da categoria de todo o estado, eles destacaram o trabalho de Collor, que garantiu a implantação do piso nacional da categoria após intenso trabalho em Brasília.
Com a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 9), os profissionais passaram a receber dois salários mínimos, além do adicional de insalubridade e aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas.
De acordo com Ilda Angélica Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Conacs), durante 11 anos, a categoria lutou para a aprovação da PEC, mas não havia avanços. Ainda segundo ela,
Collor abraçou a luta da categoria, mobilizou a Câmara e o Senado e, após articulação, conseguiu tirar do papel essa grande conquista. “No momento certo, encontramos a pessoa certa. O senador Collor foi muito solícito em receber a confederação nacional, tivemos um encontro muito produtivo, onde recordamos que o programa foi uma ação dele quando presidente da República. Tudo isso mudou a partir daquele momento. E agora, tivemos o senador como um mediador para tramitação célere da PEC 22. Estar em Arapiraca é um momento de agradecimento, de reconhecimento a esse senador, que não mediu esforços para conseguir essa grande vitória”, afirmou Angélica.
O presidente da Federação dos Agentes Comunitários de Endemias do Estado de Alagoas, Jader Albuquerque, ressaltou a importância de Collor nessa luta. Ele disse ainda que o piso nacional é uma conquista há muito esperada. Com articulação de Collor, ministério edita portaria que assegura pagamento de piso a agentes de saúde e de combate às endemias “Graças ao nosso senador Collor conseguimos vencer e não foi fácil. Collor nos encontrou em Arapiraca, ouviu nossos anseios e disse que compraria a briga. Em três meses, ele fez com que conseguíssemos a vitória. O senador Collor articulou para que a grande vitória se tornasse real. Nem os agentes nem os governos acreditavam nisso”, disse ele.
AGENDA - 20.8
8h – Encontro com adventistas em Maceió 9h – Visita à feira de Coruripe e adesivação 15h – Visita ao Trakto 18h - Reunião com apoiadores