app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política

APÓS DOIS ANOS, FORÇAS DA SEGURANÇA VOLTAM A DESFILAR

Após dois anos, o tradicional evento do 7 de Setembro voltou ao bairro do Jaraguá, em Maceió. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas marcaram presença no desfile, que teve início por volta das 9h20. O sol marcante abrilhantou o evento. A atração conto

Por Jobison Barros | Edição do dia 08/09/2022 - Matéria atualizada em 08/09/2022 às 04h00

Após dois anos, o tradicional evento do 7 de Setembro voltou ao bairro do Jaraguá, em Maceió. A estimativa é que mais de 10 mil pessoas marcaram presença no desfile, que teve início por volta das 9h20. O sol marcante abrilhantou o evento. A atração contou com a participação direta de 1.600 integrantes das forças de Segurança que atuam no Estado. Foram dois anos sem a realização do desfile devido à pandemia da Covid-19. Em 2022, esta data, além de ser especial, levou às ruas da capital alagoanos vestindo as cores verde e amarelo para demonstrar o patriotismo e celebrar o momento tão aguardado. O evento aconteceu na Avenida da Paz, local onde foi montada uma estrutura de arquibancada, que, segundo a organização, comporta 800 pessoas. Com a presença de um grande público, homens e mulheres das forças de Segurança mostraram suas tropas, equipes e guarnições aos alagoanos e turistas que foram prestigiar o momento, seja no chão, na arquibancada ou, até mesmo, nas varandas de suas casas ou dentro de seus veículos. Diversas simulações de ocorrências policiais foram realizadas, arrancando aplausos das pessoas.

Josineide Silva levou a filha, Viviane Pereira, de 13 anos, ao desfile. O marido dela também estava presente. A família chegou por volta das 7h e ficou bem próxima do percurso do desfile da Independência do Brasil. “Estamos felizes por estar aqui. É um evento bonito e que merece a presença do público”, disse Josineide.

A filha dela, Viviane, marcou presença pela primeira vez no desfile e não escondeu a emoção poucos minutos antes do início. “Estou emocionada. É tudo incrível. Estou ansiosa pelas apresentações”, disse a jovem. Bernadete Pereira, de 67 anos, conseguiu lugar na grade. Ela chegou cedo, umas 6h, e levou suas filhas e a neta para presenciarem o momento. “Hoje, estamos matando a saudade do desfile, que é importante e tem toda uma história. É uma tradição estar aqui”, falou. A neta dela, Laila Cassiane, de 21 anos, estava animada para o início das apresentações. “É sempre bom ver o desempenho deles no evento. Estou animada”. Fabiane Rodriguez, de 27 anos, vibrou com as performances dos que desfilaram. Ela disse ser fã do evento, e não perde um. “Há anos que venho assistir. Para mim, é algo muito lindo. E uma forma de agradecer àqueles que fazem muito pela nossa segurança”, pontuou.

Jonas dos Santos, de 31 anos, não escondeu o patriotismo no desfile. Com camisa e bandeira do Brasil, ele fez questão de levar o filho e a esposa para acompanhar toda a programação do 7 de Setembro.

“Estava ansioso pelo momento, após dois anos dele [desfile] suspenso por causa da pandemia. É um evento importante para o país, e estou feliz de mostrar isso ao meu filho Álef, de 5 anos”, falou.

ORDEM DO DESFILE

O evento cívico-militar contou com diversos profissionais da Segurança, que saem de suas casas e lutam diariamente para manter a ordem no Estado. A primeira a desfilar foi a Banda de Música do Exército Brasileiro (59° Batalhão de Infantaria Motorizado - BIMtz) - contando com a revista das tropas e reunindo autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário -, seguida pelo Estado Maior. Na sequência, os homens da Marinha, Exército e Aeronáutica tomaram a Avenida da Paz. Em seguida, a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Corpo de Bombeiros (CB), Polícia Civil (PC), Grupamento Aéreo, Polícia Científica, Policial Penal, equipes do Programa Ronda no Bairro e os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). No decorrer do desfile, colegas de trabalho dos profissionais prestigiavam, emocionados, a passagem deles pela avenida, aplaudindo cada passo dado pelos servidores, considerados o “braço-forte” de Alagoas. Dentre as atrações, o público ainda presenciou o sobrevoo dos helicópteros do Grupamento Aéreo da SSP-AL, bem como a simulação de técnicas e estratégias de segurança que fazem parte da rotina dos policiais.

Mais matérias
desta edição