A disputa entre os candidatos ao governo do Estado segue sem novidades na liderança, com Paulo Dantas (MDB) com 30% das intenções de voto. É o que aponta a segunda rodada de pesquisas do Ipec contratada pela TV Gazeta e registrada no TRE. Os números revelam ainda que há uma indefinição sobre quem será seu adversário no 2° turno. Isso porque Rodrigo Cunha (União) e Fernando Collor (PTB) estão matematicamente empatados nas intenções de voto, com 20% cada um. Na primeira rodada, o petebista tinha 17% contra 21% de Cunha. Ou seja, enquanto o candidato do União Brasil caiu um ponto percentual, Collor subiu 3 pontos. Já Dantas saltou de 24% para 30% das intenções de voto, um aumento de 6 pontos, mostrando que de acordo com o cenário atual está consolidado para o 2° turno. Os números se referem à pesquisa estimulada, que é quando o entrevistado escolhe sua opção a partir dos nomes apresentados. O terceiro colocado no levantamento é o candidato Rui Palmeira (PSD), que aparece com 11% das intenções de voto, apresentando uma queda de 4 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa. O Ipec também revelou que não houve alteração entre os candidatos dos partidos pequenos. Sendo assim, Luciano Almeida (PRTB) e o Professor Cícero Albuquerque (PSol) continuam com 1% das intenções de voto. A pior situação é do candidato Bombeiro Luciano Fontes (PMB), que tem menos de 1%. Com pouca visibilidade e recursos para suas campanhas, ficam abaixo dos votos brancos e nulos (7%), que já chegou a ser de (9%) no início do mês. Os indecisos também caíram 2 pontos. Nessa pesquisa, eles são 10%, mas eram 12% na primeira rodada.
Um detalhe interessante revelado pelos entrevistados é quanto ao percentual de pessoas que revelaram já estar com o voto definido. Na pesquisa divulgada ontem, eles somam 61%, contra 37% que revelam que podem mudar de opção até o dia do pleito.
A pesquisa do Ipec foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de forma presencial e ouviu 800 pessoas em 35 municípios alagoanos. Sua margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e tem confiabilidade de 95%.