Política
Cabo Bebeto rebate moção de Medeiros sobre corte de verbas federais
Deputado diz ser fake news informação de que governo teria cortado recursos das universidades


O que quebrou a monotonia da sessão desta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa (ALE) de Alagoas, foi o contra-ataque do deputado Cabo Bebeto (PL) ao rebater a moção de repúdio do deputado Ronaldo Medeiros (PT) sobre cortes de verbas orçamentárias das universidades e instituições de ensino federais do país. Segundo Bebeto, não houve cortes, mas sim, um contingenciamento temporário das verbas federais. Os orçamentos das universidades e das instituições federais serão recompostos até o final deste mês de novembro. Para ele, o pronunciamento do colega petista é mais uma “fake news” deste grupo. Por sua vez, o deputado Ronaldo Medeiros disse que a moção de repúdio atendia às reclamações dos reitores, como o da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que terão dificuldades para recompor os orçamentos. Ele reiterou que não se tratava de fake news, porque reproduzem as declarações dos reitores.
Outro momento que marcou a sessão foi o discurso do deputado Inácio Loyola (MDB) ao lamentar o falecimento da cantora Gal Costa e do cantor, apresentador e poeta Rolando Boldrin, ocorridos na quarta-feira (9).
O parlamentar aproveitou a oportunidade para homenagear o cantor Altemar Dutra, que completou 39 anos de falecido neste mês de novembro. Ele destacou que a cidade de Piranhas, que é seu berço eleitoral, homenageou, em vida, o cantor com uma escultura no centro da cidade sertaneja. A próxima sessão na ALE está marcada para quarta-feira (16).