A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta quinta-feira (16), a situação de emergência em 24 municípios de Alagoas atingidos pela estiagem. A portaria que oficializa a medida foi publicada no Diário Oficial da União. Os municípios que entraram em situação de emergência são Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Ouro Branco.
A situação de emergência nestes 24 municípios foi decretada pelo governador Paulo Dantas (MDB) na última sexta (10), mas faltava o reconhecimento federal para a retomada da Operação Carro-Pipa, que vai reforçar o abastecimento de água em Alagoas.
Realizada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional em parceria com o Exército Brasileiro, a operação estava suspensa há seis meses. Em Alagoas, até ano passado, o programa fornecia água potável para 138 mil pessoas em 37 municípios. Também nesta quinta-feira, outras 21 cidades dos estados do Pará, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência.