app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS BENEFICIA MAIS DE 100 MIL FAMÍLIAS

Com a entrega de mais de 35 toneladas de alimentos, produzidos por agricultores familiares, a 15 unidades assistenciais em Maceió, o Instituto de Inovação e Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) lançou na sexta-feira (31) o novo Programa de Aquisição

Por DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA | Edição do dia 01/04/2023 - Matéria atualizada em 01/04/2023 às 04h00

Com a entrega de mais de 35 toneladas de alimentos, produzidos por agricultores familiares, a 15 unidades assistenciais em Maceió, o Instituto de Inovação e Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater) lançou na sexta-feira (31) o novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Foi o primeiro grupo a receber os alimentos na capital, no total de 30 unidades selecionadas. O segundo grupo, formado por mais 15 unidades, receberá mais 35 toneladas nas próximas semanas.

O orçamento destinado à execução do programa em Alagoas este ano será de quase R$ 6 milhões, com aquisição de 324 toneladas de alimentos de 1.474 agricultores familiares. Cerca de 250 entidades assistenciais em todo o Estado foram cadastradas para receber os alimentos, beneficiando mais de 100 mil alagoanos em situação de insegurança alimentar.

“É simbólico retomarmos o PAA em Maceió, com a entrega de mais de 30 toneladas de alimentos, em um prédio que antes pertencia à Associação dos Plantadores de Cana de Açúcar de Alagoas (Asplana), uma vez que, antes, a base da economia alagoana era o setor sucroalcooleiro. Hoje, esse espaço está sendo utilizado pela Emater, órgão responsável pelo desenvolvimento da agricultura familiar no Estado”, destacou a secretária executiva de Agricultura Familiar, Renata Andrade, que representou a secretária da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, na solenidade de reabertura do programa.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estava suspenso havia mais de três anos e foi relançado pelo governo federal, por meio de medida provisória, em 11 de março de 2023, sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDAS), focado em duas premissas básicas: contribuir para reduzir a insegurança alimentar e nutricional da população e fortalecer a produção de alimentos da agricultura familiar, promovendo a geração de emprego, renda e desenvolvimento da economia local.

O presidente da Emater/AL, Moisés Leandro, destacou a importância da volta do Programa de Aquisição de Alimentos para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. Segundo ele, isso demonstra o resultado do trabalho executado por mais de 65 técnicos do Instituto que prestam assistência técnica aos agricultores familiares para que melhorem ainda mais sua produção.

Mais matérias
desta edição