Foi inaugurada, na última sexta-feira (26), a nova unidade do complexo hospitalar, a Santa Casa Cancer Center, localizado na Avenida Santa Rita de Cássia, em frente à igreja de Santa Rita, no bairro Farol, em Maceió. O evento contou com a participação do capelão da Santa Casa de Maceió, padre Cícero Lenisvaldo, que abençoou a nova unidade. Com o objetivo de atender pacientes oncológicos, o Cancer Center é dividido em três pavimentos, onde comportarão consultas médicas, exames laboratoriais e exames de imagem, como ultrassonografia e biópsia guiada por USG, quimioterapia e hematologia. Contudo, as cirurgias oncológicas de sessões de radioterapia serão realizadas na Santa Casa Centro.
“Os pacientes que vierem a ser atendidos nesta unidade encontrarão toda a estrutura da Santa Casa de Misericórdia Maceió, que há anos vem se esforçando para superar todos os desafios. Em 2022, trouxemos o PET-CT, que funciona na unidade Centro; no início do ano, começamos a operar com o robô cirúrgico. Agora, entregamos à sociedade uma unidade que vinha sendo sonhada por toda equipe da Oncologia, mas que, só agora pôde ser concretizada”, afirmou o provedor da instituição, Humberto Gomes de Melo. “Todos os pacientes que desejarem vão ter os melhores profissionais e estrutura de Alagoas para o tratamento clínico e cirúrgico que será realizado na unidade Cancer Center”.
Com projeto assinado por profissionais como Adauto Torres (engenheiro hospitalar) e Sanyelle Soares (arquiteta hospitalar), que fazem parte da equipe da Diretoria de Infraestrutura e Negócios (DINE) da Santa Casa de Maceió, as obras foram ganhando corpo para atender pacientes da saúde suplementar e particulares. O imóvel possui subsolo com 28 vagas de garagem, onde o paciente poderá chegar com muito conforto, comodidade e discrição para consultas ou tratamento.
“Fazia um tempo que estávamos procurando um espaço como este, pois muitos pacientes oncológicos tinham dificuldade de ir ao Centro da cidade para realizar consultas e fazer tratamentos.”, destacou o diretor da DINE, Carlos André de Mendonça Melo.
Representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer também compareceram ao evento. A abertura oficial da unidade para o atendimento ao público será realizada na quarta (31). “Acredito que desafios sempre vão existir e estamos cada vez mais preparados para eles. A unidade Cancer Center é prova disso. O espaço foi criado para dar suporte aos pacientes oncológicos em uma unidade de referência com uma equipe multidisciplinar e humanizada. Nosso maior desafio é dar o nosso melhor aos pacientes, oferecendo um tratamento seguro, confortável, e que possibilite o maior objetivo, a cura”, afirmou a enfermeira Eli-Edna Gouveia, coordenadora da Santa Casa Cancer Center.
* Sob supervisão da editoria de Cidades.