app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política

PLANALTO PROPÕE SAÍDA HONROSA PARA MINISTRA DO TURISMO

Daniela Carneiro deverá ser mantida no cargo até reunião de amanhã, em que apresentará balanço da pasta

Por Folhapress | Edição do dia 14/06/2023 - Matéria atualizada em 14/06/2023 às 04h00

O presidente Lula (PT) propôs uma “saída honrosa” para Daniela Carneiro do Ministério do Turismo em reunião no Palácio do Planalto na manhã de ontem. A pedido do União Brasil, o presidente também deverá conversar com deputado Celso Sabino (União-PA), indicado pela bancada para assumir a pasta. Na reunião de emergência em que decidiu mantê-la no cargo, Lula combinou que a ainda ministra fará um levantamento das suas ações à frente do Turismo antes de deixar o cargo. O quadro será apresentado na reunião ministerial na próxima quinta-feira (15). Essa seria uma forma da ministra apresentar uma “saída honrosa” da pasta. A ideia é que o governo e a Secom (Secretaria de Comunicação Social) destaquem os avanços da pasta na gestão Daniela. Com isso, reforçariam que a troca se trata apenas de uma questão de ajuste político. A decisão de substituí-la já foi tomada, conforme revelou o colunista do UOL Tales Faria — quem deve assumir a pasta é Sabino, endossado pelo centrão. O pedido pelo cargo de Daniela foi feito pelo próprio União Brasil, depois que Daniela anunciou a ida para o Republicanos. Sabino chegou a Brasília nesta tarde e pode se encontrar com Lula antes da reunião ministerial. Outras saídas como remanejamento de outro ministério ou mudança em estatais, como a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) não foram descartadas, mas são consideradas improváveis por aliados.... A ministra foi acompanhada do marido, Waguinho (União Brasil), prefeito de Belford Roxo (RJ), que abraçou a campanha lulista no segundo turno. Ele endossou o apoio a Lula na região da Baixada Fluminense e cobrou de Lula gratidão. Waguinho tem reclamado que Sabino é da ala do União Brasil que não tem relação alguma com o governo.

PARCERIA

Segundo o UOL apurou, Lula elogiou o trabalho de Daniela e reforçou a importância da parceria com Waguinho, mas disse que está construindo uma saída para um “problema concreto”, que é o fato de o União Brasil querer rever a indicação de suas três pastas. Waguinho argumentou que o pedido do União Brasil tem as bênçãos do presidente da Câmara, Arthur Lira, mas não garante apoio total do partido ao governo.

Pragmático, Lula respondeu que, com a ida de Daniela para o Republicanos, ficava mais difícil mantê-la no cargo. Depois da reunião, a ministra disse nas redes sociais que apresentou ao presidente projetos e ações da pasta “para os próximos meses”. “Seguimos juntos no trabalho para fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social do nosso Brasil, disse. O partido não quis garantir apoio total no Congresso às pautas governistas. Entre os 59 deputados, há cerca de 20 já definidos como oposição. A decisão de manter o partido como independente à gestão petista dá a prerrogativa de haver dissidências das bancadas na Câmara e no Senado. Ontem, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), negaram que haja planos de reforma ministerial. Os dois desconversaram sobre mudanças em outros ministérios, mas não negaram que a saída da deputada está prestes a ocorrer.

Mais matérias
desta edição