app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política

MINHA CASA VAI ENTREGAR MAIS DE 6 MIL UNIDADES EM ALAGOAS

Prefeitura de Maceió anuncia entrega de 3.180 unidades; Estado recebe sinalização para construir 3,4 mil

Por arnaldo ferreira | Edição do dia 24/06/2023 - Matéria atualizada em 24/06/2023 às 04h00

O programa Minha Casa, Minha Vida vai construir em Alagoas mais de 6 mil unidades habitacionais. A prefeitura de Maceió está concluindo a construção de 3.180 imóveis e o governo estadual recebeu sinal verde para construir mais 3 mil unidades. O secretário de Estado de Infraestrutura, Rui Palmeira, confirmou, em entrevista à Gazeta, que o Estado deverá ser contemplado com a construção de 3,4 mil casas com a retomada da primeira fase do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida. Ele vai a Brasília para definir mais detalhes da retomada do programa no Estado. Rui adiantou, porém, que, além do programa federal, há programa habitacional do governo do Estado, que vai entregar, ainda este ano, 150 moradias em três municípios, e o “Vida Nova Na Sua Casa”, um programa de melhorias habitacionais, que atende hoje 24 cidades alagoanas. Sobre o deficit habitacional no Estado, Rui disse que, segundo os dados da Fundação João Pinheiro referentes a 2019, Alagoas tem o deficit de 105.763 imóveis. “Com novos dados, que esperamos ter em breve, vamos trabalhar para reduzir esse número”, ressaltou o secretário.

MUNICÍPIOS

Na primeira fase de retomada do programa federal, o secretário Rui Palmeira quer contemplar 20 municípios, incluindo Maceió. “Após a reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, deveremos ter uma base de quantas prefeituras serão atendidas no segundo semestre deste ano”. Com as portarias que regulamentam novas contratações da Faixa 1 do programa, as próximas ações do governo Paulo Dantas e metas de Rui Palmeira, neste mês de julho, está prevista a entrega de 50 casas em Igaci e mais 50 em Dois Riachos, construídas pelo programa do governo de Alagoas. “Temos obras de melhorias e de construção hoje em 24 municípios, como as 150 casas que estão sendo construídas para os pescadores e marisqueiras que perderam tudo nas chuvas de 2022 no município do Pilar. E, ao lado do governador Paulo Dantas, vamos trabalhar para iniciar mais obras com o Minha Casa, Minha Vida nas cidades alagoanas”.

INVESTIMENTO

Este ano, o governo de Alagoas investiu R$ 28 milhões em obras de habitação, revelou Rui Palmeira, acrescentando que, ao iniciar o Minha Casa, Minha Vida, a previsão é de investimentos iniciais superiores a R$ 750 milhões em moradias no Estado. Além de projetos habitacionais, a Seinfra desenvolve empreendimentos no Litoral Norte, com o Projeto Estrutura Alagoas, que vai beneficiar cerca de 90 mil moradores de Maragogi, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Japaratinga e São Miguel dos Milagres, com obras estruturantes de esgotamento sanitário e abastecimento. “Também temos obras na região da Bacia Leiteira, com a segunda etapa da ampliação e reforço do sistema de abastecimento de água. Também serão construídas uma Estação de Tratamento de Água (ETA), um reservatório Pulmão e a implementação de 11 reservatórios em diversos municípios. E no Sertão foram construídas oito barragens nos municípios de Pariconha e Água Branca”, revelou o secretário.

Sobre a maior obra hídrica em construção atualmente no País, o Canal do Sertão, Rui Palmeira, explicou que o trecho cinco [entre os municípios de São José da Tapera e Olho d’Água das Flores] está, neste momento, no mapeamento da região e conclusão dos trabalhos, para apresentar ao Ministério da Integração os dados. “A partir daí, buscaremos iniciar efetivamente as obras”.

Com relação ao abastecimento de água, Rui Palmeira revelou detalhes de novos projetos em andamento. “O projeto de abastecimento no Litoral Norte vai melhorar a vida dos alagoanos na região, além de impulsionar o turismo, assim como na região da Bacia Leiteira, do Agreste e o Sertão, atendendo a um pedido do governador Paulo Dantas, que busca melhorar o abastecimento dos alagoanos”.

MACEIÓ

O secretário Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Maceió, João Lessa, informou que prioriza, no momento, a entrega de 3.180 imóveis em construção, embora já esteja trabalhando em novos projetos habitacionais para reduzir o deficit de moradias na capital. “Só com os projetos elaborados e o valor dos investimentos previstos, é que a Semhab iniciará as tratativas com o governo federal”, disse o secretário via assessoria. Em todos os projetos da Gestão JHC (PL), a acessibilidade é fator prioritário, disse João Lessa. Ele adiantou que, em áreas de maior vulnerabilidade, há investimentos em ações e programas que garantam maior amplitude de melhorias da qualidade de vida, como o Saúde da Gente, com 450 mil atendimentos, o Brota na Grota e pavimentação em várias ruas.

MINHA CASA

Ao discriminar os imóveis a serem entregues, João Lessa confirmou que são 3.180 apartamentos: sendo 180 unidades no Conjunto Diana Simon, no bairro Santa Amélia, 500 no Pedro Teixeira Duarte I, no mesmo bairro, 500 no Pedro Teixeira Duarte II também na o Santa Amélia – 192 unidades no Conjunto Mário Peixoto I no bairro, Santo Dumont; 192 no Mário Peixoto II também no Santo Dumont; e 1;776 no conjunto habitacional Parque da Lagoa. Nesse último empreendimento 160 imóveis já foram entregues, disse o secretário.

Mais matérias
desta edição