app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5870
Política

UNICEF: ‘GAZA SE TORNOU CEMITÉRIO DE CRIANÇAS’

Em mais um apelo por um cessar-fogo imediato na guerra Israel-Hamas, o Unicef, fundo das Nações Unidas para a infância, voltou a lembrar os impactos do conflito para as crianças.“Gaza se tornou um cemitério de milhares de crianças e um inferno para todos”

Por Metropoles | Edição do dia 01/11/2023 - Matéria atualizada em 01/11/2023 às 04h00

Em mais um apelo por um cessar-fogo imediato na guerra Israel-Hamas, o Unicef, fundo das Nações Unidas para a infância, voltou a lembrar os impactos do conflito para as crianças.

“Gaza se tornou um cemitério de milhares de crianças e um inferno para todos”, disse nesta terça (31) o porta-voz James Elder.

Números do ministério da saúde de Gaza, região controlada pelo Hamas, apontam que mais de 8.500 palestinos morreram desde o início deste conflito. Do total, ao menos 3.500 seriam crianças.

“Nossos temores sobre o número de crianças mortas alcançar dezenas, depois centenas e, finalmente, milhares, foram concretizados em apenas duas semanas”, seguiu Elder.

Ele pediu atenção a outras duas implicações para a infância neste conflito: a falta de disponibilidade de água potável e os traumas psicológicos.

“A morte de crianças, especialmente de bebês, devido a desidratação, é uma ameaça crescente”, disse o porta-voz, que lembrou que a capacidade de produção de água potável em Gaza neste momento corresponde a apenas 5% do volume pré-guerra.

“Depois, há o trauma”, seguiu. “Quando os combates cessarem, o custo para as crianças e as suas comunidades vai durar por muitas gerações.”

Mais matérias
desta edição