O Arco Metropolitana de Maceió representará a junção da BR-316 com a 424/AL. A obra integrará a BR-101 a partir do Trevo da Morte, passando por Satuba e seguindo até o viaduto da PRF. No outro sentido, interliga a BR-101 ao polo de Marechal Deodoro, possibilitando acesso duplicado ao Porto de Maceió, sem atravessar a área urbana da capital, revelou o ministro dos Transportes, senador Renan Filho (MDB/AL), ao confirmar que o empreendimento é um dos mais relevantes para a infraestrutura rodoviária de carga do estado de Alagoas.
Por causa da importância para a mobilidade de transporte de carga, o Arco Metropolitano faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento [PAC 3] do governo Lula para as obras mais importantes de mobilidade rodoviária do País. Outra informação importante assegurada pelo ministro é que a obra será integralmente construída com recursos federais.
O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 340,5 milhões, que serão aplicados em 43,8 quilômetros de vias duplicadas. A expectativa é que a licitação para o início das obras ocorra em 2024, com prazo de dois a três anos para conclusão.
No detalhamento do projeto, Renan Filho informou que a obra integrará a BR-101, passando por Satuba e seguindo até o viaduto da PRF. No outro sentido, interliga a BR-101 ao polo de Marechal Deodoro, com acesso duplicado ao Porto de Maceió.
O arco é considerado como fundamental para o Estado integrar por vias duplicadas todas as saídas e entradas de Maceió, isolando o centro da cidade da movimentação de carga. Com isso, reduzirá o tempo de viagem, também o congestionamento e o risco de acidentes de trânsito. A medida proporcionará mais competitividade na região e fortalecerá a economia local.
OBRAS
O ministro Renan Filho anunciou, no final de outubro, as obras prioritárias do Ministério dos Transportes para Alagoas. Segundo ele, são R$ 1,8 bilhão para investimentos em rodovias no novo PAC, somando com o projeto da ponte de Penedo (AL)- Propriá (SE), totaliza mais de R$ 2 bilhões em investimentos. A construção da ponte também está prevista para início de 2024 e a conclusão é prevista em três anos.
A maior aposta do ministro para Maceió é o Arco Metropolitano. A obra vai duplicar o acesso à capital alagoana também pela BR 316 entre o bairro do Benedito Bentes e o município de Pilar. Promete melhorar o trânsito na parte alta da cidade, que hoje é caótico nos horários de pico.
O projeto prevê a integração de 27,6 km entre as BRs 316 e 101, do Pilar a Marechal Deodoro, e interseção com a BR 104, no viaduto da PRF, em Maceió.
Com 16,2 km, o projeto também prevê a duplicação da BR-424 (da base do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), que fica próximo ao condomínio Laguna, até a BR 316, na lombada eletrônica (entre Pilar e Satuba) que interliga à AL-101, construída na gestão do então governador Renan Filho, que vai até a Forene, em Rio Largo.
O Arco Metropolitano é considerado como um marco na gestão do governador Paulo Dantas (MDB), porque possibilitará o fluxo de veículos por três acessos à capital, com rodovias duplicadas. De acordo com o cronograma do Ministério dos Transportes, as obras devem começar no primeiro semestre de 2024. A licitação foi feita em setembro do ano passado, e o contrato foi assinado em março deste ano.