app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5808
Política

Bem-vindos à nova Gazeta de Alagoas

Prestes a completar 90 anos, periódico ganha novo projeto gráfico e muda formato

Por Maylson Honorato | Edição do dia 30/12/2023 - Matéria atualizada em 30/12/2023 às 09h45

No futuro, quando alguém indagar sobre o caminho que Alagoas percorreu para chegar até ali, será nas páginas da Gazeta que encontrarão as respostas. Testemunha da contemporaneidade e prestes a completar 90 anos, o periódico fundado por Arnon de Mello continua cumprindo com sua vocação: ser a mais relevante fonte de informação de Alagoas, com objetividade, credibilidade e compromisso com o registro fidedigno dos fatos.

A partir desta edição, o veículo muda seu formato, ganha um novo projeto gráfico, recebe novos colunistas e diversas novidades. Tudo isso é agregado à história do mais importante jornal de Alagoas e reforça o pioneirismo da Gazeta, que dá boas-vindas aos leitores e ao futuro.

É isso o que detalha o editor-geral, Claudemir Araújo, que há 44 anos se dedica à Organização Arnon de Mello (OAM). Segundo o jornalista, que acompanhou os principais avanços tecnológicos e as mudanças no mercado da comunicação, a Gazeta de Alagoas não envelheceu, ganhou experiência.

“A Gazeta de Alagoas desponta, mais uma vez, como um veículo forte, que assume sua responsabilidade junto ao fiel leitor. Somos um matutino de quase 90 anos, mas que enfrenta com pujança as intempéries que se apresentam. Adotamos um novo formato como quem dá um passo à frente, com a naturalidade de quem pisa com firmeza em um terreno que conhece muito bem”, afirma.

O novo formato é o chamado berliner — um tabloide alongado e que está em alta no jornalismo profissional, principalmente depois de ser adotado por alguns dos mais importantes veículos Brasil e mundo afora, como ‘O Estado de S. Paulo’, o The Guardian, da Inglaterra, o Corriere della Sera, da Itália, o Le Monde e o Le Figaro, da França, ou o Expresso, de Portugal.

Beto Oliveira, gerente de marketing da OAM, explica que dar vida ao novo projeto foi um desafio, guiado por pesquisas de mercado e dados. Foram mais de seis meses de trabalho, ouvindo especialistas e grupos de leitores.

“Foi com muita responsabilidade que nosso time criativo recebeu a missão de trabalhar um novo projeto gráfico para uma marca com o peso de 90 anos, como é o caso da Gazeta de Alagoas. Não foi fácil, foram diversos ajustes e aprovações e, finalmente, está aí a nova Gazeta”, conta.

“Para o nosso mercado publicitário, teremos espaços dedicados a produtos e lançamentos diversos, inclusive para o mercado imobiliário, onde marcas e produtos terão uma superexposição para o consumidor. Aos leitores, apresentamos um novo formato, nova diagramação, conteúdo disposto em cinco colunas para facilitar a leitura, nova encadernação para uma melhor organização das editorias, um manuseio ainda mais ágil. Trazemos leveza e clareza visual, uma nova paleta de cores com tons mais leves, mudanças nas tipografias, além de explorarmos os tamanhos das fotos para proporcionar uma leitura mais agradável do jornal impresso ou na plataforma digital e App”, detalha Beto Oliveira.

As mudanças não param por aí. O time de colunistas da Gazeta ganha reforços de peso, com a entrada do escritor e historiador Leandro Karnal e do embaixador Marcio Cambraia, dentre outros, assinando espaços nas editorias de Política e Cultura. E, a partir de agora, todos os cadernos serão 100% coloridos.

O maior e mais tradicional periódico do Estado abre espaço também para o E-Gazeta, uma coluna exclusiva para informações sobre o mundo geek, games e tecnologia, que estreia na próxima semana. Em uma conexão multiplataforma, tudo isso também está integrado a um aplicativo totalmente atualizado, com inclusão e acessibilidade, além da tradicional versão online e o site gazetadealagoas.com.br.

Outra grande novidade é a parceria com a Claro. Os clientes da operadora – de Alagoas e do Brasil - terão acesso exclusivo aos conteúdos da Gazeta no aplicativo Claro Banca, plataforma digital que reúne os maiores jornais do País. A integração desse novo formato amplia o alcance do melhor conteúdo jornalístico do Estado.

DE CARA NOVA

Os diagramadores Benedito Lima e Jorge Carlos foram os responsáveis por transformar dados de pesquisas em cores e formas. Eles ressaltam que o resultado do trabalho é motivo de orgulho.

“Nós buscamos dezenas de exemplares dos jornais que têm o formato berliner no mundo todo. Selecionamos os caminhos que queríamos seguir para o nosso projeto gráfico e iniciamos o trabalho”, conta Benedito.

O jornalista destaca que as fontes escolhidas, as cores, a organização das editorias e cada detalhe do novo projeto foi pensado para dar dinamismo ao veículo e facilitar a leitura.

“O jornal muda para melhor, ganha um formato moderno para abrigar o mais relevante conteúdo produzido em Alagoas e uma cara completamente nova. Estamos muito felizes com os resultados e ansiosos para ver a nova Gazeta de Alagoas circulando”, finaliza.

Líder na preferência dos alagoanos e reconhecida como uma marca sólida no jornalismo nacional e no mercado publicitário, a filha primogênita da Organização Arnon de Mello segue como um veículo estratégico da OAM, de acordo com Luis Amorim, diretor-executivo da empresa.

“O Jornalismo da Gazeta é uma referência em qualquer lugar do Brasil, principalmente por sempre sairmos na frente, acompanhando as mudanças que ocorrem no mundo. Hoje, o leitor pode acessar a Gazeta em qualquer lugar, na palma da mão, no computador, no tablet, na Claro Banca. É o melhor conteúdo que chega à casa dos assinantes ou que está à venda em pontos estratégicos em todo o nosso Estado”, pontua Amorim.

“Nossa marca de pioneirismo se une à ousadia na hora de mudar. Isso é muito importante e é feito apenas por veículos que estão em sintonia com os leitores. Nosso slogan ‘evoluindo a informação’ evoca uma contínua mudança e, por isso, seguimos apostando no novo, sem perder a essência do bom jornalismo, imparcial e dedicado exclusivamente ao leitor”, finaliza o diretor-executivo.

Mais matérias
desta edição