app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política

Suécia passa oficialmente a fazer parte da Otan

A Suécia entrou nesta quinta-feira (7) na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A medida ocorre uma semana depois de o parlamento húngaro ter aprovado com 188 votos a favor e seis contra a entrada da Suécia —após adiar a decisão por mais de 18

Por G1 | Edição do dia 08/03/2024 - Matéria atualizada em 08/03/2024 às 04h00

A Suécia entrou nesta quinta-feira (7) na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A medida ocorre uma semana depois de o parlamento húngaro ter aprovado com 188 votos a favor e seis contra a entrada da Suécia —após adiar a decisão por mais de 18 meses. Para ingressar na Otan, era preciso a aprovação de todos os integrantes da organização.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, entregou a documentação final ao governo dos Estados Unidos nesta quinta, última etapa no processo de admissão na aliança militar. “Hoje é um dia verdadeiramente histórico. A Suécia agora é membro da Otan. A Suécia é um país mais seguro hoje do que éramos ontem. Temos aliados. Temos apoio”, disse Kristersson. “Defenderemos a liberdade junto com os países mais próximos de nós - em termos geográficos, culturais e de valores”, completou.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse que “tudo mudou” após a invasão da Rússia à Ucrânia, citando pesquisas que mostram uma mudança expressiva na opinião pública sueca sobre o ingresso do país na Otan. Blinken recebeu em mãos os documentos do primeiro-ministro sueco.

“Os suecos perceberam algo muito profundo: que se Putin estiver disposto a tentar apagar um vizinho do mapa, então ele poderia muito bem não parar por aí”, disse Blinken.

O presidente dos EUA, Joe Biden, também comemorou a entrada da Suécia na aliança, que “tornou a Otan mais unida, determinada e dinâmica do que nunca”.

Em comunicado, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que “a adesão da Suécia torna a Otan mais forte, a Suécia mais segura e toda a aliança mais segura”..

Mais matérias
desta edição