app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5790
Política

Confira os destaques da política alagoana #FN17072024

.

Por Jorge Carlos | Edição do dia 17/07/2024 - Matéria atualizada em 17/07/2024 às 04h00

A intervenção da Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores para abortar a candidatura de Ricardo Barbosa, a pedido do presidente regional do MDB, senador Renan Calheiros, foi adiada, conforme decisão tomada em Brasília pelo grupo de trabalho do partido, dando assim uma sobrevida ao pré-candidato.

Como os membros da executiva não chegaram a um consenso sobre a possibilidade de intervenção no Diretório Municipal de Maceió, optaram por levar o caso para o Grupo de Trabalho Eleitoral, criando uma expectativa, embora remota, de que a direção petista local supere os obstáculos e mantenha a candidatura de Ricardo Barbosa, mesmo que a batalha seja bastante difícil de ser ganha.

Pode adiar

Como a situação mudou ontem, o diretório municipal do PT deve também adiar sua Convenção Partidária para outra data, uma vez que o encontro estava marcado para o próximo sábado, dia 20.


Abalo

Assunto que vinha tomando conta da mídia local e dos principais comentaristas políticos desde a semana passada, essa tomada de posição através da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, já era considerada como favas contadas, depois da pressão recebido pelo MDB, que tem interesse em aumentar seu tempo de televisão, favorecendo assim o pré-candidato Rafael Brito.


Reprise

Uma situação quase idêntica faz relembrar quando o então deputado federal João Lyra (falecido) comandava o PSD no Estado. Uma ação política dura do senador Renan Calheiros junto ao então presidente da legenda, Gilberto Kassab, fez JL desistir de apoiar outro candidato que não fosse Renan Filho, sob risco de perder o partido.


Mágoas

Em Maceió, o PT nada em um poço de mágoas. Mais uma vez, a direção nacional pode intervir no PT e, se isso acontecer, ficará a dúvida sobre como se comportará o partido nas eleições de outubro próximo.


Inquieto

O MDB tem mantido sua posição de apoiar Rafael Brito como candidato a prefeito de Maceió, mas não deve estar muito confortável com o resultado das últimas pesquisas na capital.


Descendo

O PDT, comandado no Estado pelo vice-governador Ronaldo Lessa, busca ares mais favoráveis na corrida eleitoral em Alagoas. Não teve chapa competitiva para vereador em 2020, não elegeu ninguém em 2022 como deputado e, a julgar pelo que se ouve nos bastidores, caminha para repetir o quadro eleitoral neste ano.


Sem segurança

O prefeito JHC deve estar observando que essa história do já ganhou está muito longe de ser alcançada, principalmente com as rugas que tem mantido com os próprios partidos que integram a aliança. Aliados alertam que tudo pode mudar de uma hora para outra, principalmente quando a campanha estiver fervendo no Guia Eleitoral.


De volta

A jornalista Eliane Aquino volta a assumir a pasta da Comunicação, vaga com a saída de Filipe Valões, que prestará serviços na campanha de reeleição de JHC. Aquino tem experiência na Secom e aprofundará o relacionamento com a categoria.

Mais matérias
desta edição