loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 27/03/2025 | Ano | Nº 5932
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Política

Lagoa da Anta

Record firma parceria com estúdio italiano para construir megatorres

Parceria é mantida sob sigilo, mas Gazeta obteve informações junto a executivos que participaram do processo

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O conjunto de megatorres que será construído pela Construtora Record na Lagoa da Anta deve ser assinado pelo estúdio italiano Pininfarina. Conhecida pelas megaconstruções espalhadas por vários países do mundo, a Pininfarina firmou parceria com a construtora alagoana e deve iniciar os trabalhos após as eleições.

A Gazeta obteve essas informações junto aos altos executivos que participaram da negociação entre a Lojas Pernambucanas (dona do Hotel Jatiúca), a construtora Record e a empresa internacional.

Mantido sob sigilo, o projeto de construção das torres deve começar a ser executado após as eleições municipais. A ideia dos envolvidos em esperar o “timing correto” é para evitar que o tema sensível para os maceioenses não se torne pauta da discussão política no pleito.

Os envolvidos nas negociações também estão confiantes que a nova versão do Plano Diretor de Maceió, que está em fase de discussão pública com 15 anos de atraso, flexibilize ainda mais a construção das torres no coração da Jatiúca.

Urbanistas e ambientalistas ouvidos pela Gazeta alertam para o grave dano e o impacto que essa megaconstrução vai provocar no último suspiro de um ecossistema único que a Lagoa da Anta presenteia à população de Maceió.

Os profissionais lamentam também que, mais uma vez, um projeto que vai impactar gravemente no convívio da cidade não seja discutido publicamente, como preveem o Estatuto da Cidades e o Plano Diretor.

Em contato com o escritório da Pininfarina em Miami, responsável pelos negócios na América do Norte e do Sul, a Gazeta foi informada que a empresa tem muitos projetos em andamento em várias localidades do Brasil, mas que muitos deles estão sob termos de confidencialidade rigorosos e, por isso, não podem ser tratados publicamente.

Já acerca do projeto na Lagoa da Anta, a empresa não negou a informação, mas disse que tudo é sigiloso. “No caso de haver um projeto na área que você mencionou, ele será anunciado publicamente, respeitando os termos contratuais e o cronograma acordado com o cliente”, limitou-se o estúdio.

MEGATORRES

A parceria entre a Record e empresa italiana já dá sinais do que podemos esperar dos prédios: edifícios altos e com fachadas que trazem traços sinuosos, característicos da Pininfarina. O estúdio italiano, que hoje também conta com escritórios espalhados pela Alemanha, China e Estados Unidos, assina empreendimentos vultosos, como a Torre de Controle do novo aeroporto de Istambul, na Turquia; o condomínio de luxo Ferra, em Singapura; e o Sixty6 Tower, no Chipre, ambos na Ásia.

A Gazeta entrou em contato com a Construtora Record, que, mais uma vez, optou pelo silêncio e não se pronunciou sobre a parceria com a Pininfarina. O mesmo silêncio foi mantido quando confrontada com a informação sobre o contrato de gaveta com a Lojas Pernambucanas para compra do Hotel Jatiúca.

A expectativa dos executivos envolvidos na negociação é formalizar o anúncio da compra do hotel pela construtora em novembro deste ano.

Relacionadas