app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5882
Política

Rafael critica acordo com Braskem e defende gestão humanizada

JHC destaca transformação de Maceió em sua gestão após herdar uma cidade com muitos problemas

Por Da Redação | Edição do dia 30/08/2024 - Matéria atualizada em 30/08/2024 às 21h51

O deputado federal e candidato à prefeitura de Maceió Rafael Brito (MDB) subiu o tom em seu novo guia eleitoral e direcionou críticas a JHC (PL), que tenta a reeleição no pleito municipal. O prefeito, por outro lado, falou sobre os problemas que a cidade tinha quando ele assumiu o seu primeiro mandato e as soluções que executou desde então, promovendo a transformação de Maceió. Lobão (Solidariedade) fez referência a Raul Seixas, afirmando ser a “metamorfose ambulante” e que deseja ser essa mudança para a capital.

Segundo Rafael, existe uma diferença entre a Maceió real e a Maceió das redes sociais, assim como um tratamento diferente em relação à parte alta e à parte alta.

No guia divulgado na noite dessa sexta-feira (30), Rafael garante que ‘o dia a dia não mente’, salientando problemas como tempo no engarrafamento, alagamentos, falta de atendimento de saúde.

Ele acrescenta, ainda, que mais de 250 mil maceioenses passam fome e que R$ 8 milhões foram gastos com uma escola de samba do Rio de Janeiro.

“JHC fez um acordo bilionário com a Braskem e virou as costas para as vítimas. Sobra dinheiro e falta humanidade”, criticou ele, acompanhado de personagens em bairros de Maceió, complementando: “A parte baixa e a parte alta da cidade são tratadas de forma diferente”.

O deputado federal também salienta sua parceria com a gestão ‘que transformou Alagoas’, elencando atitudes positivas tomadas pelo senador licenciado e ministro Renan Filho (MDB) e pelo Governador Paulo Dantas (MDB). Ele também ressaltou a parceria com o Presidente Lula (PT), estabelecendo que essa união dos poderes seria mais um fator positivo em sua gestão, bem como uma gestão humanizada.

CIDADE ABANDONADA

Já o candidato JHC falou sobre como estava Maceió quando ele iniciou seu mandato. Ele disse que encontrou uma cidade abandonada, com as consequências da pandemia, como uma prefeitura ‘quebrada’ e obras paradas, além do afundamento dos bairros ocasionado pela mineração da Braskem.

O prefeito afirmou que existe ‘uma Maceió antes e outra depois desse trabalho’, destacando a transformação do município nesse período. No guia, JHC fez paralelo entre a notícia de que seria pai, que aconteceu no meio de tudo isso, e o quanto se preocupa em construir uma cidade melhor do que a em que ele cresceu, promovendo oportunidades.

Ele salientou conquistas do seu primeiro mandato, como a reforma dos postos de saúde, a aquisição do Hospital da Cidade, 12 mil novas vagas de creche, 100 ônibus do tipo ‘geladão’ (com ar-condicionado) e a entrega de 5.580 casas.

JHC aproveitou o espaço na TV para mostrar o que fez por Maceió nos últimos quatro anos, como a entrega de casas no Vergel, o Gigantinho e o Renasce Salgadinho. Ele disse também que está nas ruas abraçando quem gosta do trabalho dele e que sabe que tem mais coisas para fazer.

“A campanha começou. Pra gente não muda nada, mas tem gente que só aparece em tempo de eleição. Eu estou na rua todo dia”, iniciou. “É por isso que quero continuar, para fazer mais”.

O guia eleitoral também trouxe um retrospecto da carreira política de JHC, como deputado estadual e federal, destacando algumas ações que foram feitas antes da chegada dele na prefeitura, como a luta pela democratização da internet, o pagamento dos precatórios e a CPI da Petrobras.

METAMORFOSE

Já Lobão começou a propaganda falando sobre transformação e citou a música “Metamorfose ambulante”, do cantor Raul Seixas, afirmando que prefere ser a mudança. O candidato encerrou o guia eleitoral ao lado de sua vice, Danúbia Barbosa.

Mais matérias
desta edição