Putin oferece ajuda para combate a incêndios no Brasil
Os dois presidentes também discutiram a guerra na Ucrânia e a cúpula dos Brics em Kazan
Por da redação com agências | Edição do dia 18/09/2024 - Matéria atualizada em 18/09/2024 às 23h14
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Vladimir Putin, da Rússia, conversaram por ligação ontem. De acordo com o Kremlin, o líder russo ofereceu ajuda ao Brasil para o combate aos incêndios que atingem diversas regiões do País.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que Putin “manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais”.
Os chefes de Estado também discutiram sobre os Brics, abordando a cúpula do grupo em Kazan, programada para acontecer entre 22 e 24 de outubro. O governo russo disse que os líderes concordaram em se reunir durante o evento.
Outro ponto importante da conversa foi a guerra na Ucrânia. Ainda de acordo com o Kremlin, Lula “reafirmou o interesse do Brasil em ajudar a encontrar soluções para resolver o conflito”.
Brasil e China apresentaram uma proposta de paz para a guerra em maio. Entretanto, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em entrevista ao portal Metrópoles que o texto é “destrutivo”, servindo apenas como “declaração política”.
Por fim, a nota do Kremlin destaca que os “dois líderes reafirmaram seu interesse mútuo em construir diálogo político e cooperação mutuamente benéfica em comércio, agricultura, energia e cooperação industrial”.
Na próxima semana, após a Assembleia Geral da Nações Unidas, os governos brasileiro e chinês farão uma apresentação em Nova York sobre a proposta.
Em junho, Lula não quis participar de um encontro sobre a guerra liderado pela Suíça. Na ocasião, ele argumentou que a paz seria discutida sem a participação de representantes da Rússia. O presidente defende uma negociação que coloque ucranianos e russos nas negociações.
Lula já se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que costuma criticá-lo por considerar a posição do líder brasileiro favorável a Putin
Lula tem previsão de fazer a primeira visita à Rússia neste terceiro mandato como presidente. A cúpula dos países do Brics ocorrerá entre 22 e 24 outubro em Kazan.
O Brics é um bloco de países emergentes criado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O grupo recebeu Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos com novos integrantes.