app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5874
Política

Alagoas registra a maior taxa de reeleição de prefeitos do Brasil

Todos os 54 gestores municipais do Estado que disputaram novo mandato saíram vencedores nas urnas

Por Hebert Borges | Edição do dia 08/10/2024 - Matéria atualizada em 08/10/2024 às 22h45

Todos os 54 prefeitos de Alagoas que buscaram se reeleger nas eleições municipais de 2024 conseguiram vencer o pleito no último domingo (6), garantindo uma taxa de 100% de reeleição no estado, de acordo com os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a apuração. Em Campo Alegre, no Agreste, o atual prefeito não disputou a reeleição.

A taxa de reeleição de Alagoas é a maior do Brasil, empatada com a de Roraima, no Norte do Brasil. A segunda maior taxa foi registrada no Acre, com 92,85%. Já a terceira foi na Paraíba, com 92,52%. Já o estado com menor taxa de reeleição foi Santa Catarina, no Sul, com 64,33%.

Em nível nacional, dos mais de 3 mil prefeitos que tentaram a reeleição, 80,6% tiveram sucesso no pleito. Enquanto 590 foram derrotados pelos adversários, 2.444 conseguiram mais quatro anos. Os reeleitos representam 44,67% do total de candidatos a prefeito que venceram a eleição de 2024. Os outros 3.027 eleitos (55,33%) iniciarão novas administrações em suas cidades em 2025.

No caso de Alagoas, os dois maiores colégios eleitorais do estado reelegeram seus prefeitos. Em Maceió, JHC, do PL, teve 83,25% dos votos válidos e foi o prefeito de capital com o segundo maior percentual de votos. Já em Arapiraca, Luciano Barbosa, do MDB, teve 85,04% dos votos e vai para o quarto mandato à frente do executivo arapiraquense, sendo esta a sua segunda reeleição.

As informações sobre reeleição foram sistematizadas pela equipe de tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a partir dos dados oficiais do TSE, mas os números ainda podem ser alterados por decisões judiciais. No caso de Alagoas, aparecem 55 candidatos à reeleição, mas houve um erro no caso de Joaquim Gomes, onde o candidato que aparece como à reeleição é, na verdade, o atual vice-prefeito, que tentava se eleger prefeito, mas foi derrotado.

Ainda em Alagoas, teve candidato que não tentou se reeleger. Nicolas Pereira, do PP, não tentou a reeleição e apoiou a prima Pauline Pereira, também do PP, que venceu o pleito. Pauline já havia sido prefeita do município por dois mandatos e foi sucedida por Nicolas, que agora passará o posto de volta para a prima.

E o prefeito com maior percentual de votos de Alagoas, Marcelo Beltrão, do PP, em Coruripe, também foi um caso de reeleição e venceu com 90,22%. Outro caso de reeleição que chama a atenção em Alagoas é o de Passo de Camaragibe, no Litoral Norte, onde Ellisson Santos, do Republlicanos, conseguiu o feito que nenhum outro chefe do executivo municipal do Passo não havia conseguido: se reeleger. Ele teve 67,44% dos votos.

Em nível nacional, Roraima reelegeu 10 prefeitos. Estado com maior número de municípios do país, Minas Gerais também teve a maior quantidade de prefeitos buscando reeleição: foram 455, dos quais 375 (82,41%) vão governar suas cidades por mais quatro anos.

Mais matérias
desta edição