app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5821
Política

Paulo e ministro assinam hoje ordem de serviço do Arco Metropolitano

Prefeitos da Região Metropolitana e presidente da Federação das Indústrias destacam importância do projeto

Por Da Redação | Edição do dia 16/10/2024 - Matéria atualizada em 16/10/2024 às 23h08

O Governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinam hoje, às 11h, a ordem de serviço para início da obra do Arco Metropolitano de Maceió, em cerimônia marcada para o Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

Prefeitos da Região Metropolitana de Maceió e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lira, ressaltaram a relevância do projeto para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas.

O Arco Metropolitano é uma das principais obras do governo Paulo Dantas, incorporada ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), após ser apresentada ao Presidente Lula. A construção beneficiará diretamente o Polo Industrial Jorge Barbosa, em Pilar, e o Polo Multissetorial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, otimizando o transporte de matérias-primas e o escoamento de mercadorias, além de aproximar os centros de produção do Porto de Maceió, em Jaraguá.

“O Arco Metropolitano é crucial para a capital, pois facilita o transporte de matéria-prima e o escoamento da produção das indústrias nos dois polos. Além disso, agiliza o transporte dos trabalhadores, proporcionando maior eficiência. Essa obra vai transformar a realidade dos polos industriais de Marechal Deodoro e Pilar”, afirmou o presidente da Fiea, José Carlos Lira. “O governo está de parabéns, e a indústria alagoana só tem a elogiar”.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, conhecido como “Cacau”, destacou que o projeto representa um significativo avanço em infraestrutura e mobilidade para a região.

“A duplicação da BR-424, que atravessa o Polo Industrial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, conectando-se à AL-101 Sul, trará mais dinamismo e agilidade. Isso beneficiará tanto a população quanto as indústrias já instaladas, incluindo a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e muitas outras que chegarão nos próximos anos”, disse Cacau, enfatizando a parceria com o governo do Estado e o Ministério dos Transportes.

Para o prefeito de Pilar, Renato Filho, a construção do arco é fundamental para que município amplie o crescimento econômico e melhorar a qualidade de vida da população.

“A duplicação da BR-424 vai revolucionar a mobilidade no município, facilitando o acesso ao Polo Industrial, que é fundamental para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esse projeto atrairá novos investimentos e beneficiará tanto as indústrias já existentes quanto as futuras”, afirmou.

DUPLICAÇÕES

O projeto do Arco Metropolitano de Maceió inclui a duplicação de trechos das BRs-316 e 424. Na BR-424, serão duplicados 44 quilômetros, com um investimento total de R$ 252,7 milhões.

A duplicação da BR-424 começará no entroncamento com a BR-316, entre Pilar e Satuba, e seguirá até Marechal Deodoro, conectando-se à AL-101 Sul. Em uma segunda fase, a duplicação da BR-316 ocorrerá entre o entroncamento com a BR-101, próximo ao antigo “Trevo da Morte”, no Pilar, até o viaduto da PRF, em Maceió.

Mais matérias
desta edição