app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5873
Política

Paulo e JHC destacam medidas que valorizam o funcionalismo público

Em postagens nas redes sociais, gestores apontaram reajustes salariais e formação continuada

Por Thiago Gomes | Edição do dia 28/10/2024 - Matéria atualizada em 28/10/2024 às 22h57

O Dia do Servidor Público - 28 de outubro - foi lembrado nas redes sociais pelo Governador Paulo Dantas (MDB) e pelo prefeito de Maceió, JHC (PL), como uma data merecedora de comemoração Nas postagens que fizeram, eles citaram medidas adotadas pela gestão que prestigiam o funcionalismo, seja no incremento dos salários ou na formação continuada.

Dantas afirmou que o governo tem feito uma transformação silenciosa na educação, com os melhores resultados no Ideb da história, graças aos trabalhos dos professores e técnicos. Na saúde, celebra-se a realização de transplantes pela primeira vez de coração, rins e fígado na rede hospitalar do Estado.

“Na segurança pública, mantivemos os índices de criminalidade em níveis mais baixos da história. Convocamos mais de 3 mil novos servidores e promovemos capacitações, mantendo os salários em dia e valorizando o trabalho do funcionalismo”, destacou o Governador.

Ele também divulga que, em 2024, o aumento salarial chegou à folha dos servidores em maio, trazendo a recomposição da inflação e um ganho real, totalizando 5% aplicados imediatamente. Em 2023, o reajuste concedido pelo governo Paulo Dantas foi de 5,79%, extensivo às aposentadorias e pensões.

Além disso, cita que foram aprovadas 11 leis ordinárias que beneficiaram servidores com planos de carreira, revisões de subsídios e outras iniciativas de valorização. Também foram promulgadas 12 leis delegadas que criaram cargos e definiram um fluxo no serviço público.

JHC escreveu, nas redes sociais, que a prefeitura implantou uma política de valorização, com aumento salarial que chegou a 41%, e pagou R$ 180 milhões em precatórios e R$ 120 milhões em biênios atrasados e progressões.

“Abrimos o Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público de Maceió (CAC), com serviços de saúde e até reeducação financeira. Investimos na capacitação, temos o quadro de servidores mais qualificado do país, pelo ranking do Centro de Liderança Pública (CLP)”, ressaltou o prefeito.

Atualmente, os quase 24 mil servidores, pensionistas e comissionados do município, bem como seus dependentes, também são beneficiados com plano odontológico totalmente custeado pela Prefeitura de Maceió.

REIVINDICAÇÕES

Enquanto os gestores festejam a data, os trabalhadores dizem que nem tudo são flores. O presidente do Sindicato dos Servidores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), Izael Ribeiro, afirma que, no Dia do Servidor, há algumas conquistas que ainda não saíram do papel.

“Diversos servidores aguardam aumento de carga horária, tanto professores quanto funcionários. Agora, estamos à beira de mais uma grande batalha contra o governo: a revogação das portarias de enquadramento por titulação. Após a greve, celebramos uma importante conquista: a possibilidade de enquadramento por maior titulação ainda no estágio probatório. O governo sugere que doutores voltem a fazer especialização de curta duração. Se isso se consolidar, será um grande retrocesso. Estamos prontos para lutar”, frisou Izael.

Já o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), Sidney Lopes, está na batalha para que o município crie uma comissão para elaborar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos trabalhadores da Secretaria de Segurança Cidadã.

“Um plano de cargos e carreiras bem estruturado contribui significativamente para a modernização e eficiência da administração pública municipal, beneficiando tanto os servidores quanto a população atendida”, destacou.

Mais matérias
desta edição