app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5844
Política

Vagner interiorizar ainda mais a OAB-AL

Presidente reeleito destacou sucesso da votação online e disse que continuará investindo em tecnologia

Por Fábio Costa | Edição do dia 20/11/2024 - Matéria atualizada em 20/11/2024 às 21h06

Reconduzido ao cargo de presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) nesta terça-feira (19), Vagner Paes comemorou o sucesso da eleição, que teve também a possibilidade de votação online pela primeira vez.

Ao lado de Cláudia Medeiros, sua vice, ele continuará no comando da Ordem pelo triênio 2025/2027. A chapa OAB + Arretada teve 5.956 votos, o que equivale a 69,15%. Lavínia Cavalcanti obteve 2.657 votos no pleito deste ano.

“Nossa gestão se marcou pela tecnologia e pela inovação. Fizemos uma eleição online, o que permitiu a maior participação democrática da advocacia. Teve gente que votou de Singapura, dos EUA, de Viena, além de outras pessoas espalhadas pelo Brasil”, explicou Paes em entrevista à GazetaNews..

Segundo ele, a eleição online é algo que continuará para o futuro.

“Foi mais um marco disruptivo da nossa gestão. Apostamos na inovação, economizando o dinheiro da Ordem. Para manter a estrutura do dia de votação, com muita gente trabalhando, há um gasto de recursos. Economizamos com a eleição online. Foi muito bacana e acho que deu certo. Veio para ficar”, disse.

Entre as promessas para o novo mandato, está continuar com a interiorização da OAB. A Ordem saiu de cinco subseções em 2016 para nove atualmente.

“Nós tínhamos duas subseções criadas há muito tempo, desde a época do Omar [Coelho], e que não tinham sido implementadas. Então foram implementadas Porto Calvo, foi implementado Delmiro Gouveia, nós criamos o Vale do Paraíba e nós reformamos todas as subseções. Apenas Santana e Delmiro, que já ganharam o terreno, que já vão iniciar também as suas construções”, afirmou.

De acordo com ele, o projeto visa melhorar as estruturas para a advocacia no interior, oferecendo móveis de qualidade, computadores, espaços de trabalho, co-working e salas de eventos. Também há a ideia de expandir os serviços de saúde, já que no prédio histórico já são oferecidas consultas gratuitas e o mesmo pode ser feito no interior por meio de iniciativas de saúde itinerante.

A ELEIÇÃO

A diretoria eleita é composta pelos advogados Henrique Vasconcellos (secretário-geral), Any Ayres (secretária-geral adjunta) e Victor Pontes (tesoureiro). Leonardo de Moraes foi reeleito como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAAL).

A eleição, que contou com duas chapas registradas, foi realizada de forma on-line, abrangendo tanto a advocacia da capital quanto a do interior do estado. No total, 10.984 profissionais estavam habilitados a votar, dos quais 9.046 efetivamente participaram, resultando em um percentual de 82,36%.

Além da Comissão Eleitoral da OAB/AL, a auditoria foi supervisionada pela empresa The Perfect Link, que acompanhou todo o processo de votação, que ocorreu das 8h às 17h.

Mais matérias
desta edição