app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Política

Vereadores eleitos e prefeito JHC tomam posse nesta quarta-feira (1º)

Após solenidade na Associação Comercial, Câmara Municipal se reúne para definição da Mesa Diretora

Por Marcos Rodrigues | Edição do dia 27/12/2024 - Matéria atualizada em 27/12/2024 às 21h06

A próxima legislatura da Câmara de Vereadores de Maceió será oficialmente iniciada nesta quarta-feira (1º), coincidindo com o início do segundo mandato de JHC como prefeito da cidade. A cerimônia começará às 14h, e os 27 vereadores eleitos farão o juramento à Constituição Municipal e ao Regimento Interno da Casa de Mário Guimarães.

A sessão solene ocorrerá no prédio da Associação Comercial, em Jaraguá, e será presidida pelo vereador Galba Netto (PL), conforme determina o Regimento Interno. A solenidade será transmitida ao vivo pela Gazeta News, canal 525 da NET/Claro.

Caso o presidente se abstenha ou não compareça, a condução será assumida, sucessivamente, pela vereadora Silvania Barbosa (Solidariedade), atual vice-presidente da Casa. Se necessário, a responsabilidade recai sobre os ocupantes das primeiras secretarias, atualmente exercidas por Marcelo Palmeira (PL), Siderlane Mendonça (PL) e João Catunda (PP). Em última instância, o vereador mais votado no último pleito, Luciano Marinho (PL), que recebeu 14.780 votos, pode conduzir a cerimônia.

Até o fechamento desta edição, não havia sinalização de mudanças no comando da solenidade. Galba Netto, que se despede da presidência para ocupar outro cargo na Mesa Diretora, já expressou interesse em conduzir o último ato de sua gestão.

“Conseguimos, com o apoio da maioria dos vereadores, garantir a aprovação de leis e projetos que ajudaram a mudar os rumos da nossa cidade. Foi um trabalho conjunto que contribuiu para o desenvolvimento ao lado do prefeito JHC. Por isso, será uma honra conduzir essa transição para o novo ciclo que se inicia”, declarou.

Por se tratar de uma sessão solene e oficial, a cerimônia será limitada ao rito necessário para o início dos trabalhos em fevereiro, sem discursos políticos ou balanços de gestão.

ELEIÇÃO

Após a sessão solene, haverá um intervalo mínimo de 40 minutos antes de os vereadores se reunirem novamente para eleger o futuro presidente do Legislativo. A votação será secreta, mas, caso haja acordo prévio, poderá ser realizada de forma aberta, declarada ou por aclamação, como ocorreu em junho de 2021, quando Galba foi eleito por unanimidade, com 25 votos.

Na próxima formação da Mesa Diretora, Galba Netto decidiu, em nome da união do grupo e após articulação com o prefeito JHC (PL), não disputar a presidência, optando por ocupar a 1ª secretaria. Atualmente, a função é exercida pelo vereador Marcelo Palmeira (PL), que vinha se articulando para concorrer à presidência.

No entanto, após semanas de movimentações políticas e com a intervenção do prefeito JHC, o cenário mudou. Chico Filho (PL), atual líder do governo, foi escolhido como nome de consenso para presidir o Legislativo. A função não é novidade para Chico, que já ocupou o cargo no biênio 2013/14.

A eleição está prevista para ocorrer na sede do Poder Legislativo Municipal, mas pode ser realizada na própria Associação Comercial, caso haja acordo entre os vereadores.

ARAPIRACA

Em Arapiraca, a solenidade para a posse do novo prefeito, da vice-prefeita e dos vereadores eleitos ocorrerá no HD Hall, próximo ao Corpo de Bombeiros, a partir das 15h.

Mais matérias
desta edição