Partidos definem líderes para próxima legislatura na Câmara de Maceió
A eles cabe a indicação dos membros da sigla nas comissões permanentes, especiais e de inquérito
Por Thiago Gomes | Edição do dia 23/01/2025 - Matéria atualizada em 23/01/2025 às 00h02
Os partidos com representação na Câmara de Maceió definiram os líderes para a próxima legislatura, que inicia em fevereiro. Tanto as siglas com apenas um vereador eleito como as que possuem uma bancada maior já elegeram os representantes, que terão voz ativa nas discussões em plenário e decisões na Casa, quando solicitados pela Mesa Diretora.
O Partido Liberal, que possui 11 dos 27 vereadores no exercício do mandato, encaminhou ofício à Presidência para comunicar que Leonardo Dias segue na liderança da bancada. O Progressistas tem três vereadores e elegeu o Delegado Thiago Prado, estreante na atividade parlamentar e um dos suplentes da diretoria do Legislativo, para exercer a função. O comunicado será expedido ao presidente Chico Filho (PL) nos próximos dias.
Já o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem novatos na legislatura, indicará Milton Ronalsa para ser o líder da bancada, formada ainda pelo vereador Thales Diniz.
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) não bateu o martelo, mas a presidência do partido em Maceió informou à Gazeta que o vereador Alan Pierre é o mais cotado entre os quatro representantes da legenda na Casa de Mário Guimarães, a comandar a bancada.
Por outro lado, os partidos com representação única na Câmara definem os líderes automaticamente. É o caso do Partido Democrático Trabalhista (PDT), com o vereador Aldo Loureiro; o Solidariedade, com Silvânia Barbosa; o Partido dos Trabalhadores (PT), com Teca Nelma; o Partido Social Democrático (PSD), com Rui Palmeira; o União Brasil, com David Empregos AL; o Podemos, com Samyr Malta; e o Partido Verde (PV), com o novato Silvio Camelo Filho.
Quanto à liderança do governo, ocupada até então pelo vereador Chico Filho, há um entendimento do grupo para que a função seja dada a Samyr Malta. O anúncio será feito pelo prefeito JHC na retomada das atividades parlamentares na Casa.
PRERROGATIVAS
Pelo regimento interno do Legislativo, o líder é o vereador que fala autorizadamente em nome da bancada do partido, sendo o intermediário oficial da sigla em relação a todos os órgãos da Câmara Municipal.
Ele é escolhido pela maioria absoluta dos componentes da bancada do partido e é responsável por indicar um vice-líder para cinco vereadores, ou fração, os quais o substituirá nas suas faltas ou impedimentos, de acordo com a ordem de indicação.
Cabe, ainda, ao líder a indicação dos membros do partido nas comissões permanentes, especiais, parlamentares de inquérito e de representação, dentro do prazo de 48 horas da solicitação do presidente da Câmara Municipal. Ele será eleito para exercício de dois anos nesta função.