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Nº 5897
Política

Alunos são selecionados em etapa do Parlamento Juvenil do Mercosul

Seis estudantes da rede estadual se destacaram por iniciativas inovadoras e serão submetidos a votação

Por Da Redação | Edição do dia 23/01/2025 - Matéria atualizada em 23/01/2025 às 23h49

Seis estudantes da rede estadual de ensino avançaram para a etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), iniciativa do Setor Educacional do Mercosul que promove um espaço de encontro e diálogo entre alunos das redes públicas dos países membros do Mercosul, fomentando o protagonismo juvenil.

Agora, as seis jovens selecionadas participarão de uma etapa de formação e serão submetidas à votação que definirá os três representantes de Alagoas – 1 titular e 2 suplentes – que vão para a etapa nacional do PJM, em Brasília, no mês de julho. A votação acontece entre 19 e 21 de fevereiro pelo site https://www.gov.br/mec/pt-br/.

“Após a votação, três representantes integrarão a delegação que participará da etapa nacional, prevista para ocorrer em Brasília, em julho. A delegação brasileira segue para Foz do Iguaçu, em agosto, onde será realizada a etapa internacional do Parlamento Juvenil, momento em que os jovens dos países membros do Mercosul discutirão propostas voltadas ao fortalecimento da integração regional e à promoção de debates sobre temas como mudanças climáticas, inclusão educativa e diversidade. Durante o curso de formação realizado na etapa nacional, também serão escolhidos 1 titular e 2 suplentes por estado, totalizando 27 estudantes titulares que representarão o Brasil na etapa internacional do PJM” explica Leandro Lima, gerente especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

PROJETOS

Foram selecionadas para a próxima etapa do PJM as seguintes estudantes com os respectivos projetos:

Maria Eduarda Souza Silva (Escola Estadual Maria Liége de Albuquerque Tavares – Junqueiro ): “Caminhos para a sustentabilidade: implementação de compostagem de resíduos e horta escolar no desenvolvimento da educação ambiental”;

Carla Tawany Ferreira dos Santos (Escola Estadual Professor Lima Castro – Coruripe ): “Lima Castro, uma escola energeticamente autônoma”;

Ketllen Lorrana Valdevino Santos (Escola Estadual Prof. Silvério Lins – Mar Vermelho): “Conhecendo a importância das nascentes favorecidas pelo clima e vegetação: análise do abastecimento de água em Mar Vermelho”;

Evelyn Natália Prudêncio (Escola Estadual Professor Loureiro – Murici): “Educação para sustentabilidade e justiça climática no MERCOSUL: combatendo o racismo climático através da inclusão e conscientização juvenil”;

Yonara Rakely Santos da Silva (Escola Estadual Deputado José Medeiros – Paulo Jacinto): “Integração regional e as mudanças climáticas: jovens protagonistas na construção de escolas sustentáveis”.

Abelly Rayssa Dias Gomes (Escola Estadual Tiradentes Polícia Militar – Maceió ): “‘Escolas Esponjas’ no enfrentamento das mudanças climáticas: mobilização estudantil e comunitária para a sustentabilidade”.

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