Legislativo
Rui Palmeira lidera a oposição ao prefeito JHC na Câmara de Maceió
Por enquanto, vereador do PSD tem sido uma voz isolada no Parlamento contra a gestão municipal


Na teoria, a oposição na Câmara de Maceió deveria ser assumida pela bancada do MDB, partido que rivalizou na eleição majoritária com o prefeito JHC (PL). Na prática, os representantes ‘calheiristas’ não assumiram a postura e abrem espaço, gradativamente, para o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD), uma voz isolada, mas que tem incomodado a gestão municipal.
Os últimos quatro anos foram confortáveis para o prefeito sem um grupo opositor que o perturbasse. Ele permanece com a maioria absoluta na Câmara. Antes mesmo de iniciar a legislatura, muitos vereadores eleitos por partidos adversários já tinham pulado para a canoa de JHC.
Muitos abriram o diálogo com a administração para ter os projetos e indicações ignorados pela gestão nos próximos quatro anos.
No entanto, a conversa com Rui Palmeira parece não fluir, e o ex-prefeito desponta para ser o Líder (com letra maiúscula mesmo) da oposição.
Na tribuna da Casa, os pronunciamentos do vereador do PSD têm sido no sentido de repercutir algumas crises recentes atravessadas pela prefeitura, a exemplo da faixa verde na orla marítima e a falta do transporte escolar para a rede municipal de ensino.
Rui cobrou informações sobre os contratos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a empresa de transporte escolar. “Hoje não há cobertura contratual para o transporte escolar no município de Maceió. Infelizmente, através da Transparência Municipal, não consegui identificar pagamento do ano passado todo”. Ele requereu que a Comissão de Educação da Câmara convidasse a Prefeitura para prestar esclarecimentos no plenário. O pedido foi atendido, e o secretário Victor Braga, da Semed, é aguardado no próximo dia 26.
O vereador também disse, em plenário, que foi surpreendido com a informação de que a prefeitura deixou o contrato vencer sem que uma medida emergencial ou definitiva fosse tomada. O novo processo de licitação para contratação de empresa para transporte escolar não foi concluído em tempo para garantir a prestação do serviço.
“A licitação foi aberta ano passado. Pode levar meses, talvez anos, para ser concluída. A Prefeitura de Maceió poderia, sim, ter aditivado esse contrato por mais um ano, enquanto corre a licitação”, informou o vereador.
“O prefeito JHC usa muito a palavra disruptiva, que significa ‘que provoca rompimento’. Eu descobri que existe o verbo disromper. E o pretérito perfeito de um ato imperfeito e falho do prefeito e da Prefeitura disromper o serviço básico do transporte escolar para nossas crianças”.
O comportamento de Rui neste início de mandato, em plenário e nas redes sociais, reforça bem qual será a sua estratégia daqui para frente: estar no lado oposto à gestão JHC e comparar com os oito anos em que comandou o município.