Eleições
Bolsonaro indica apoio do PL a Arthur Lira na disputa eleitoral de 2026
Ex-presidente destacou apoio recebido do deputado quando ocupou a Presidência da República


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez importantes declarações sobre o cenário eleitoral em Alagoas durante sua participação no podcast “Direto de Brasília”, do Blog do Magno, na noite de quarta-feira (9).
Entre os tópicos abordados, o ex-mandatário indicou que o Partido Liberal (PL) deve apoiar o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), na disputa em Alagoas nas eleições de 2026.
Bolsonaro também se referiu à movimentação política em torno do prefeito de Maceió, JHC, atualmente no PL, e sua possível migração para outro partido da base aliada do governo Lula.
Ele destacou a relevância da figura de Arthur Lira para o cenário político nacional, ressaltando o trabalho do parlamentar alagoano na presidência da Câmara dos Deputados. O ex-presidente reforçou sua admiração por Lira, citando a colaboração entre eles durante seu governo, especialmente em questões como a redução de impostos sobre combustíveis e o pagamento do Bolsa Família no valor de R$ 600, que teve grande impacto nas finanças do país.
"Eu gosto de uma pessoa em Alagoas, não vou negar. Foi um grande aliado meu na Câmara dos Deputados, que foi o Arthur Lira. Graças a ele, conseguimos, via Parlamento, reduzir os impostos federais dos combustíveis. Também negociamos os precatórios e pagar o Bolsa Família para o povo pobre de todo o Brasil", disse Bolsonaro, sinalizando seu futuro apoio à candidatura de Lira ao Senado em 2026.
O ex-presidente também destacou a importância da relação com Lira, que, segundo ele, contribuiu de maneira significativa para o sucesso de sua gestão. "Quem passa pela presidência da Câmara sofre ataques, mas o meu saldo com o Lira é excepcional e favorável a ele", afirmou Bolsonaro.
Outro ponto abordado por Bolsonaro foi o futuro político do prefeito de Maceió. O ex-presidente fez referência a rumores sobre uma possível migração de JHC do PL para outro partido, referindo-se aos interesses do chefe do Executivo municipal em Brasília, principalmente relacionados à indicação de sua tia, a procuradora de Justiça de Alagoas, Marluce Caldas, para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Para isso, JHC tem buscado aproximação com o presidente Lula e outros integrantes do Governo Federal, o que levanta especulações sobre uma possível mudança de partido.
"Alagoas é uma terra complicada. O JHC é do PL e ninguém pode negar que está sendo um bom prefeito, até porque foi reeleito em Maceió com muita facilidade. Gostaria que ele ficasse conosco, mas prefeito, governador e senador não têm fidelidade partidária. Se ele migrar, a gente vai ver o que fará em Alagoas", disse Bolsonaro, reconhecendo o bom trabalho de JHC, mas deixando claro que o prefeito tem liberdade para tomar suas próprias decisões políticas.
Bolsonaro também mencionou o peso da família Calheiros, especialmente o ex-senador Renan Calheiros, que deve concorrer à reeleição em 2026, destacando a força política da família no estado. Além disso, ele apontou que o futuro político de Alagoas será moldado pelas escolhas de figuras como JHC, Lira e outros atores locais.
"Sabemos a força da família do Renan Calheiros, que deve seguir para reeleição. O Lira tem falado que deve vir candidato ao Senado e vamos avaliar como ficará o cenário. Gostaria que o JHC continuasse no PL, mas ele tem toda liberdade, obviamente por causa do grande trabalho que ele tem feito em Maceió. Mais tarde, vamos ter um retrato melhor do que fazer neste estado no tocante às eleições", concluiu Bolsonaro.