loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 23/04/2025 | Ano | Nº 5950
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Política

Minuto de silêncio

Deputados estaduais prestam homenagem ao papa Francisco

Vereadores de Maceió suspenderam a sessão ordinária de ontem, em reverência ao pontífice

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Deputados estaduais fizeram ontem um minuto de silêncio pelo falecimento do papa Francisco
Deputados estaduais fizeram ontem um minuto de silêncio pelo falecimento do papa Francisco | Foto: Ascom ALE

Em meio à comoção internacional pela morte do papa Francisco, na segunda-feira (21), a Assembleia Legislativa de Alagoas também prestou ontem sua homenagem oficial. A iniciativa partiu do deputado Silvio Camelo (PV), com apoio do deputado Dudu Ronalsa (MDB), que solicitaram voto de pesar pela morte do pontífice.

A Casa vai registrar oficialmente sua posição junto à Igreja Católica sobre o legado e a importância do religioso. A pedido de Camelo, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio durante a sessão ordinária.

Segundo Sílvio Camelo, o momento é de reconhecimento e respeito pelo legado social do papa Francisco. Em sua avaliação, ele foi um homem que viveu o que pregou: um líder que, até o último momento, fez questão de trabalhar pela Igreja, pelos mais simples, pelo meio ambiente e pelos necessitados.

“Foi uma pessoa que realmente dedicou todo o seu trabalho aos mais necessitados. Sempre transmitiu a importância da humildade. Morou num convento com outras pessoas, usava os sapatos mais simples possíveis, recusou o anel de ouro… Em todos os momentos, o verdadeiro sentido era a humildade e o amor ao próximo”, lembrou Camelo.

A transformação da Igreja Católica e a importância do papa também foram reverenciadas por Dudu Ronalsa. Ele destacou o legado de Francisco, com ênfase na simplicidade, e sua coragem em abordar temas considerados tabus dentro da cúpula conservadora da Igreja.

“Sempre procurou exercer seu mandato com humildade, e isso é extremamente importante. Ele abriu espaço para discussões importantes e, mesmo agora, em seu último momento, será sepultado num caixão de madeira simples, como ele pediu”, observou Ronalsa.

VEREADORES

A Câmara Municipal de Maceió suspendeu a sessão ordinária de ontem, em forma de respeito ao decreto de luto pelo falecimento do papa Francisco.

A sessão ordinária desta quarta-feira, 23, e a solenidade de posse dos novos servidores estão confirmadas e serão realizadas no prédio da Associação Comercial, também em Jaraguá.

CULTURA

A festa da padroeira da cidade de Arapiraca será oficialmente reconhecida como patrimônio imaterial e cultural do Estado de Alagoas. O Projeto de Lei 1158/2024, proposto pelo deputado Ricardo Nezinho (MDB), reconhece a grandiosidade da celebração religiosa, que mobiliza centenas de pessoas pela fé e se tornou uma das mais importantes do calendário do município. A matéria foi aprovada em 2º turno por unanimidade e segue para sanção do governador Paulo Dantas (MDB).
Arapiraca é a segunda maior cidade de Alagoas em extensão territorial e população. Conforme reconhecido pela Igreja Católica, a padroeira da cidade é Nossa Senhora do Bom Conselho. As celebrações em sua homenagem ocorrem no fim de janeiro, com programação extensa que inclui cavalgada, novenas e procissão. O evento conta com o apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Natural da cidade, Nezinho acredita que, com a aprovação, a festa ganhará ainda mais notoriedade e passará a integrar oficialmente o calendário cultural do estado. Além de mobilizar a comunidade católica da região, o evento movimenta a economia local, com impacto positivo em diversos setores.

Relacionadas