Audiência incentiva programa JAA
Reunião avaliou a importância do Jovem Agricultor Aprendiz na formação técnica da juventude rural
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 07/12/2019 - Matéria atualizada em 07/12/2019 às 04h00
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, participou, esta semana, de uma audiência coletiva sobre aprendizagem profissional realizada na sede do Senar/AL, em Maceió. O evento foi promovido em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas (SRTb/AL).
O objetivo da audiência foi apresentar aos produtores os benefícios da aprendizagem profissional e divulgar as turmas de capacitação que serão ofertadas em alguns municípios estratégicos a partir de 2020. As cidades serão definidas de acordo com as microrregiões onde há maior número de propriedades que precisam contratar jovens aprendizes. A expectativa é de que as aulas comecem no próximo mês de fevereiro. De acordo com a legislação, toda propriedade com, no mínimo, sete funcionários precisa oferecer entre 5% e 15% das vagas para jovens em formação.
“O Senar é o grande parceiro na divulgação e na qualificação profissional da mão de obra rural em Alagoas. A nossa expectativa é fechar cinco turmas de aprendizagem para atender cerca de cem aprendizes, meninos e meninas que passarão a integrar a mão de obra de forma qualificada, protegida, e contribuirão para o aumento da produtividade nas propriedades rurais”, afirma o auditor fiscal do Trabalho Leandro Carvalho.
“A população rural está envelhecendo, a atividade rural não tem sido atrativa para os jovens e nós precisamos despertar o interesse para eles se prepararem para permanecer no campo, produzindo cada vez mais”, comenta a procuradora do MPT em Alagoas, Virgínia Ferreira.
“Os produtores alagoanos são cumpridores da legislação e eu tenho certeza de que as soluções virão a partir deste diálogo, com o apoio da Federação e, sobretudo, do Senar Alagoas”, afirmou Álvaro Almeida.