app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5897
Rural

Agricultores familiares cobram a retomada do programa de sementes em AL

Após terem sido penalizados pela descontinuidade do Programa Estadual de Distribuição de Sementes em 2019, mais de 100 mil agricultores familiares aguardam a retomada da ação; governo afirma que prepara uma repaginação do programa

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 07/03/2020 - Matéria atualizada em 07/03/2020 às 04h00

Agricultores familiares foram penalizados no ano passado com a não execução do programa de sementes
Agricultores familiares foram penalizados no ano passado com a não execução do programa de sementes - Foto: Divulgação
 

O surgimento das primeiras chuvas do ano, que trazem a esperança de dias melhores para a lavoura e pecuária, principalmente nas regiões do agreste e sertão do Estado, também serve de lembrete para os agricultores familiares de que a temporada das chuvas se aproxima e com ela chega a hora de pensar no plantio agrícola que, em geral, ocorre nos meses de abril e maio.

Para milhares de famílias do campo, que não têm condições de custear um processo de irrigação artificial, todas as apostas são concentradas nas chuvas que representam o sucesso de um bom desempenho da lavoura e, consequentemente, do próprio sustento e da geração de renda.

Neste sentido, no início desta semana, a retomada do Programa de Distribuição de Sementes do Governo de Alagoas, que não foi executado em 2019, foi trazida a tona pelo deputado estadual Yvan Beltrão.

No plenário da Assembleia Legislativa, o parlamentar destacou a importância do programa para homens e mulheres que vivem no campo e que tiram o sustento de suas famílias do que produzem.

“Protocolei na Assembleia uma indicação solicitando ao governador Renan Filho e ao secretário estadual de Agricultura, João Lessa, a continuidade do Programa de Distribuição de Sementes. Estamos nos aproximando, novamente, do período chuvoso e não podemos ficar mais um ano sem beneficiar mais de 100 mil agricultores com a distribuição de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz”, destacou Beltrão.

Segundo o deputado estadual, o programa, além de ajudar os agricultores familiares, fomenta renda para o Estado. “É uma ação muito importante que também proporciona o desenvolvimento deste segmento. Afinal, boa parte da nossa agricultura é composta por pequenos agricultores. Essa parceria com o Estado propícia ao agricultor a oportunidade de produzir e promover o sustento da família, além de gerar renda com a venda da produção excedente. Este programa tem um prazo com a temporada das chuvas se aproximando”, destacou Yvan Beltrão, lembrando que a agricultura é um dos principais fomentos da economia do Estado. “Com isso, toda e qualquer ação de incentivo ao setor, fortalece a cadeia produtiva alagoana”, acrescentou. 


Deputado Yvan Beltrão levantou o tema sobre a retomada do programa no plenário da Assembleia Legislativa
Deputado Yvan Beltrão levantou o tema sobre a retomada do programa no plenário da Assembleia Legislativa - Foto: Reprodução
 

O presidente da Fetag-AL, Givaldo Teles, alertou que sem a distribuição das sementes famílias do campo passaram por dificuldades
O presidente da Fetag-AL, Givaldo Teles, alertou que sem a distribuição das sementes famílias do campo passaram por dificuldades - Foto: Divulgação
 

Secretário João Lessa informou que equipe técnica está reformulando o programa para apresentar um novo modelo ao governador do Estado
Secretário João Lessa informou que equipe técnica está reformulando o programa para apresentar um novo modelo ao governador do Estado - Foto: Divulgação
 

AGRICULTORES

Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas (Fetag/AL), Givaldo Teles, a entidade teria solicitado há mais de um ano uma audiência com o governador Renan Filho sem que tivesse obtido uma resposta.

“Parabenizamos o deputado Yvan Beltrão pelo apelo que foi feito ao governador do Estado no plenário da Assembleia. A Fetag-AL vem tentando dialogar com o governador a respeito das políticas públicas voltadas para o homem e a mulher do campo, da agricultura familiar. Tem mais de um ano que protocolamos uma audiência com o governador Renan Filho e não fomos atendidos”, declarou o dirigente sindical.

De acordo com Teles, na última quarta-feira, dia 04, a federação protocolou - mais uma vez - um ofício solicitando uma nova audiência com Renan Filho. “Para nós como Fetag o prejuízo foi enorme, enquanto agricultores familiares, principalmente da região do agreste até o alto sertão alagoano que é a região que produz alimentos, plantando feijão e milho. Chegou a reta de final de ano com os agricultores penalizados sem grãos, sem produtos para comercializar e, principalmente, sem a semente para a sobrevivência”, alertou.

Diante deste cenário, para o presidente da Fetag-AL, a não distribuição das sementes no ano passado, teria causado grandes transtornos ao segmento da agricultura familiar em Alagoas. “Aumentou a fome e a miséria das famílias no campo. Não é fácil depender das sementes doadas pelo governo do Estado para produzir feijão e milho e quando chegar a época do plantio isso não ser possível. O governo informava que comprava sementes em meados de agosto do ano passado e acabou não adquirindo. Isso gerou um prejuízo imenso no campo”, declarou.

Teles reforçou ainda que, mês passado, a Fetag-AL esteve reunida com o secretário de Agricultura João Lessa, que teria afirmando “ser prioridade da gestão ter a semente para o plantio agrícola deste ano. Agora, estamos aguardando uma nova conversa. Para que estas sementes possam ser distribuídas deve ser feito primeiro um edital, onde as entidades possam cadastrar as famílias para que seja feita a aquisição das sementes. Mas, até agora, o edital não foi publicado. Espero que, este ano, o governo do Estado tenha um olhar para a agricultura familiar. Neste sentido, a Fetag e os nossos sindicatos somos parceiros na defesa da agricultura familiar alagoana”, afirmou. 


REPAGINAÇÃO

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, João Lessa, informou que a retomada do programa de distribuição de sementes é uma ação importante para o Governo do Estado. “O governador Renan Filho tem muito interesse neste programa e pediu que ele seja reformulado, destacando a potencialidade de cada região de Alagoas para que ele possa ser executado de forma mais eficiente”, declarou.

De acordo com Lessa, nos próximos dias, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura estará definindo o novo modelo do programa para que a proposta possa ser encaminhada para o chefe do Executivo Estadual para a devida análise e aprovação já que a temporada das chuvas e, consequentemente do plantio, se aproxima.

“Neste novo modelo, o programa de sementes passará a ser uma ação de Estado. Estamos trabalhando neste modelo. É uma demanda também do deputado federal Marx Beltrão que está empenhado para que o programa possa ser executado”, destacou o secretário de Agricultura.

Mais matérias
desta edição