NE terá chuva acima da média
Aumento da temperatura das águas próximas à costa pode aumentar as chances de chuvas até o final do outono
Por MAPA | Edição do dia 28/03/2020 - Matéria atualizada em 28/03/2020 às 04h00
A previsão do outono, que começou no último dia 20 de março e que segue até o dia 20 de junho, indica neutralidade do fenômeno El Niño com a diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a probabilidade de ocorrência do fenômeno é de 65% durante a nova estação do ano. A chuva deve ficar entre a média e acima da média em boa parte do Brasil durante a nova estação, inclusive na região Sul.
Para o Nordeste, a previsão do modelo estatístico do Inmet para o outono indica chuvas acima da média em grande parte da região nordestina, onde até meados do mês de abril as chuvas devem persistir sobre a parte norte desta área, devido a permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em sua posição climatológica. Além disto, o aumento da temperatura das águas próximas à costa nordestina pode aumentar as chances de chuvas até o final do outono.
No leste do Nordeste, normalmente existe um aumento gradativo das chuvas entre as estações de outono e inverno, devido a evolução dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL).
A previsão também indica chuva próxima a média ou ligeiramente abaixo sobre a parte centro-oeste da Bahia, assim como temperaturas mais elevadas. Nas demais áreas, as temperaturas deverão ser dentro da faixa normal climatológica para os meses de abril a junho.