Programa do Leite tem nova contratação
Cinco entidades enviaram propostas para habilitação, mas apenas três atenderam aos requisitos exigidos no edital de seleção
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 23/05/2020 - Matéria atualizada em 23/05/2020 às 04h00
A Secretaria de Estado de Agricultura de Alagoas divulgou o resultado do processo de seleção para a contratação de associações e cooperativas de agricultores familiares para fornecimento e distribuição de leite destinados ao abastecimento do Programa do Leite.
De acordo com o documento, disponibilizado no site da secretaria, submeteram propostas de credenciamento cinco entidades e apenas três atenderam os requisitos exigidos no edital de seleção.
Foram consideradas habilitadas a Cooperativa Pindorama, para o fornecimento de leite de vaca para os lotes II, IV, V e X, e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) também com o fornecimento de leite de vaca para os lotes I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX, X, XII e XIV, além da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (CAFISA), com leite de cabra para atender os lotes XVI e XVII.
O documento disponibilizado pela Seagri informa ainda que não houve apresentação de propostas para o lote XI, dando assim deserto. Bem como não houve propostas habilitadas para o lote XIII (leite de vaca) e o XV (leite de cabra).
Para avaliação das propostas a comissão que analisou a documentação utilizou critérios determinados pelo Edital de Credenciamento da Secretaria de Estado da Agricultura 002/2020. A contratação das entidades evita a paralisação e ou descontinuidade do Programa do Leite vigente por meio do convênio com o Ministério da Cidadania.
O Programa do Leite beneficia mais de 80 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de fortalecer a cadeia produtiva do leite no Estado de Alagoas com mais de três mil agricultores familiares cadastrados e que fornecem mais de 52 mil litros de leite diários.