app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Rural

Conab estima aumento de safra

Nova moagem da cana em Alagoas, segundo órgão, deve alcançar 18,4 milhões de toneladas

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 05/09/2020 - Matéria atualizada em 05/09/2020 às 04h00

Moagem deve se intensificar em Alagoas neste mês de setembro com a totalidade das usinas em operação
Moagem deve se intensificar em Alagoas neste mês de setembro com a totalidade das usinas em operação - Foto: Divulgação
 

A Conab divulgou as estatísticas relativas ao segundo levantamento de cana-de-açúcar da safra 20/21. Em Alagoas, de acordo com o estudo, apesar de as usinas estiverem uma safra de 18 milhões toneladas de cana, a estatal aponta que a moagem no Estado deve superar às 18,4 milhões de toneladas.

De acordo com o levantamento, Alagoas deverá manter a liderança na produção de cana entre os demais Estados produtores do Nordeste. Neste cenário, o segundo colocado seria Pernambuco com uma safra de 12,5 milhões de toneladas processadas e a terceira colocação da Paraíba com 6,7 milhões de toneladas de cana esmagadas.

O estudo afirma ainda que, em Alagoas, 14,3 milhões de toneladas de cana neste novo ciclo serão direcionadas a produção de açúcar. Em 19/20, a quantidade de cana reservada para este fim foi de 10,7 milhões de toneladas. Com isso, a produção final estimada de açúcar para 20/21 é de 1,8 milhão de toneladas, a maior do Nordeste.

Já a quantidade de cana destinada a produção de etanol seria de pouco mais de 4 milhões de toneladas. Esse montante representaria uma redução de 38% em comparação a moagem passada, que foi de 6,6 milhões de toneladas. Segundo a Conab, a produção final estimada de etanol deverá ser de 312 milhões de litros. 

O levantamento aponta ainda um incremento na área em produção no Estado que passará de 292 mil hectares em 19/20 para 300,8 mil hectares na atual temporada. O aumento representa uma variação positiva de 3%.

Mais matérias
desta edição