Nelore SMP enfatiza qualidade técnica
.
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 12/09/2020 - Matéria atualizada em 12/09/2020 às 04h00
O touro, na criação do nelore, é a figura central para definição do rebanho. Seja ele de corte ou de elite, utilizar a genética de reprodutores melhoradores significa impactar o rebanho com mais ganho de peso, habilidade maternal, precocidade sexual, acabamento, além de qualidade e rendimento de carcaça.
Segundo o médico veterinário do Nelore SMP, Arthur Rebelo, dentre os tantos critérios para seleção da raça, seis itens são primordiais para escolha do animal correto tecnicamente: aprumos, biotipo, avaliação genética, adaptação, função reprodutiva e temperamento.
O animal precisa demonstrar suas qualidades e biótipo precisa ter equilíbrio entre músculo e osso. “Carcaça comprida, profunda e larga, com excelente cobertura muscular aliado a muita precocidade são bons sinais. Animal de bom volume de musculatura, bem estruturado deve refletir na relação com filhos mais precoces”, advertiu.
Além de seguir as dicas do profissional, o criador deve procurar genética de quem seleciona sob critérios de melhoramento genético. Uma das opções da temporada 2020 é o 2º Mega Touros, dia 4 de outubro, promovido pelo Nelore SMP. Após o sucesso do ano passado, com vendas para diferentes estados do Brasil, o criador Mauro Paiva vai oferecer ao mercado 150 touros entre 28 e 30 meses, prontos para a reprodução.
SERVIÇO
2º Mega Touros - edição virtual
Data: 04/10/2020
Hora: 12h
Informações: Agreste Leilões - (82) 3036-7070
Promoção: Mauro Paiva (Nelore SMP), Luiz Otávio Jatobá (Imbiribeira Agropecuária), Osman Loureiro (Nelore Floc) e Arthur Lira (Agropecuária Lira)