70 anos: tradição atravessa gerações
.
Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 10/10/2020 - Matéria atualizada em 10/10/2020 às 04h00
A tradição na pecuária de Alagoas atravessa gerações e possui rebanhos sendo aprimorados há décadas. A Expoagro, inaugurada em 1944, é A prova disso. O evento é vitrine para criadores de tradição e porta de entrada para novos pecuaristas.
Na vanguarda dos 70 anos da Expoagro, esteve o criador e industrial José da Silva Nogueira, que dá nome ao Parque de Exposições de Maceió. Abnegado, Nogueira dedicou parte de sua vida à criação do gado nelore e gir leiteiro. Sua história hoje é contada e representada pelo pecuarista José Nogueira Filho, o Zezinho.
“Meu pai começou na década de 40 e junto com outros criadores importou animais da Índia e de outros estados. Foi um apaixonado pela criação”, contou.
José Nogueira foi um dos idealizadores da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), instituição fundada em 1955. Em 1966, a instituição recebeu a doação do Parque pelo Estado. “Ele (José daSilva Nogueira) organizou algumas as exposições e tinha um carinho muito grande por tudo que envolvia essa atividade. Enxergava como o parque da família. Tinha um apego muito grande pela pecuária”, lembrou Zezinho.
O filho de José Nogueira herdou a paixão do pai e hoje é um pecuarista ativo no setor. “A exposição tem uma base histórica muito forte. Nos enche de orgulho participar dessa história na qual ajudamos a construir diretamente . A expectativa é que esse grande evento se modernize cada vez mais e se firme como instrumento de força na agropecuária”, almejou Nogueira.