app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Rural Vacinação para bovinos bubalinos será realizada durante todo o mês de novembro

Aftosa: mais de 450 mil animais deverão ser vacinados

Nesta etapa, apenas animais de zero a 24 meses de vida deverão ser imunizados

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 14/11/2020 - Matéria atualizada em 14/11/2020 às 04h00

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informa aos criadores alagoanos que teve início, desde 1º de novembro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020, que será realizada até o próximo dia 30 deste mês.

Nesta etapa, ao contrário do que ocorre na primeira, quando todos os animais, independentemente da idade são imunizados, a vacinação será restrita apenas a bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses de vida.

O órgão de defesa agropecuária estima que deverão ser vacinados, durante este mês de novembro, um contingente estimado de 450 mil animais.

Por conta da pandemia, o lançamento oficial da etapa foi ocorreu, no sábado, dia 31, com por meio da live, durante a realização da 70ª Expoagro, com a participação do presidente da Adeal, Isaac Albuquerque e do superintendente do Ministério da Agricultura em Alagoas, Jader Oliveira, além do presidente do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas e da Câmara Setorial do Leite em Alagoas, André Ramalho. 


Vacinação para bovinos bubalinos será realizada durante todo o mês de novembro
Vacinação para bovinos bubalinos será realizada durante todo o mês de novembro - Foto: Divulgação
 

De acordo com a Adeal, após a vacinação dos animais, a declaração deverá ser feita até o dia 15 de dezembro pelo site da agência de defesa ou agendada uma visita pelo criador.

Na primeira etapa da campanha, onde todo o rebanho alagoano participou da vacinação, foram imunizados mais de 97% dos bovídeos do Estado. Atualmente, Alagoas possui a Certificação Internacional de Zona Livre da Febre Aftosa com vacinação.

Mais matérias
desta edição