A equipe técnica da Adeal acompanhou, esta semana, a vacinação contra aftosa de 460 animais - com idade até 24 meses -, realizada na Fazenda Brejo, localizada na zona rural do município de Murici, na zona da mata alagoana.
A ação de campo contou com a presença do presidente da agência de defesa agropecuária de Alagoas, Isaac Albuquerque e do superintendente federal da Agricultura em Alagoas, Jader Oliveira, além de assessores e gerentes da Adeal.
“Todos os anos é nossa obrigação vacinar os animais contra a aftosa nas duas etapas. Temos um cuidado permanente com o nosso rebanho, que também é vacinado contra outras doenças, a exemplo da raiva e da brucelose. Vacinando estamos protegendo os nossos animais, garantindo a saúde deles e ofertando um produto de qualidade ao consumidor”, afirmou o criador Claudio Tenório, proprietário da Fazenda Brejo.
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2020, teve início em 1º de novembro e segue até o dia 30 deste mês. Já a declaração pode ser feita pelo criador até o dia 15 de dezembro pelo site da Adeal ou agendando uma visita a uma das unidades do órgão de defesa agropecuária.
“Em todo o Estado devem ser vacinados contra a aftosa nesta segunda etapa 480 mil animais com até dois anos de vida. Mas, tão importante quanto vacinar é fazer a declaração. Afinal, o criador só pode obter a Guia de Trânsito Animal após fizer a declaração junto a Adeal”, alertou o presidente Isaac Albuquerque.
“A declaração da vacinação é um passo importante neste processo de combate a febre aftosa. Por meio dela é que conhecemos os números reais obtidos nas etapas de vacinação”, reforçou o superintendente Jader Oliveira.