app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5868
Rural

Alagoas passa a integrar o SISBI

Adeal agora faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária

Por Editoria do Gazeta Rural | Edição do dia 02/01/2021 - Matéria atualizada em 02/01/2021 às 04h00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Estadual de Alagoas – ADEAL, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA.

Para obter o reconhecimento oficial do Mapa, o serviço de inspeção estadual precisa comprovar ter as devidas condições para avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

“Obter esse reconhecimento significa que o Adeal está devidamente qualificado para avaliar a procedência, capacidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério. Isso é um grande reconhecimento do trabalho árduo que o governo estadual tem investido para melhorar os serviços oferecidos aos alagoanos”, destacou o secretário da Agricultura, João Lessa.


SISBI-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a qualidade e a segurança alimentar
SISBI-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a qualidade e a segurança alimentar - Foto: Reprodução/ Leite Maranguape
 

O SISBI-POA padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a qualidade e a segurança alimentar.

“É com muita alegria que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura e da Adeal, está recebendo do Mapa o certificado de reconhecimento de equivalência do seu serviço de inspeção de produtos de origem animal junto ao SISBI. As empresas que obtiverem da Adeal esse certificado terão a oportunidade de comercializar os produtos em todo o território nacional, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Alagoas”, declarou o presidente da Adeal, Isaac Albuquerque.

Mais matérias
desta edição